“Eu não posso me arrepender de um ato que foi feito sem pensar”, disse José de Abreu
O ator José de Abreu foi um dos convidados do programa Domingão do Faustão deste domingo (24) para falar sobre os 50 anos de carreira e comentar a polêmica em que ele se envolveu nesta semana. Conhecido por defender a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, o ator foi alvo de uma manifestação na sexta-feira […]
O ator José de Abreu foi um dos convidados do programa Domingão do Faustão deste domingo (24) para falar sobre os 50 anos de carreira e comentar a polêmica em que ele se envolveu nesta semana. Conhecido por defender a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, o ator foi alvo de uma manifestação na sexta-feira (22) passada por parte de um casal que jantava em um restaurante japonês em São Paulo. Irritado, o ator perdeu a cabeça e, o meio da discussão, com os ânimos exaltados, cuspiu no rosto do casal.
No Faustão, José de Abreu disse que o ato foi impensado e que o homem que o xingou poderia ter evitado a agressão, ele não. “A atitude dele foi pensada, ele poderia ter evitado, eu não poderia”, disse. Durante a participação no programa dominical, moradores de várias partes de São Paulo reagiram com um panelaço. No momento, ele falava sobre o governo.
Segundo o ator, ele tinha chegado de viagem do Japão com a mulher e foi ao restaurante para conversar com o chef sobre as diferenças na culinária. Ele disse não ter ouvido as primeiras ofensas que fizeram a ele, mas percebeu que a mulher ficou incomodada. “Eles disseram ‘Que m…, teremos que jantar ao lado deste b…, desse velho’”, disse o ator. “Eles olharam a bolsa da Priscila e disseram que foi comprada com o dinheiro roubado da Lei Rouanet”. De acordo com o ator, o casal teria dito também “é muito fácil você, petista, que rouba dinheiro do povo, vir comer no japonês.”
José de Abreu disse ter se segurado para não ter uma atitude “intempestiva”, porém, quando o chamaram de ladrão e sua mulher de vagabunda, ele perdeu a cabeça e cuspiu no casal. “Uma mulher que chama a outra de v… , pelo fato da minha mulher ser mulher, não merece ser mulher. É uma atitude machista”, disse.
+ Aguinaldo Silva causa polêmica com comentário sobre “golpe”
Ele relatou no Twitter que ele e a esposa sofreram de uma “agressão gratuita” por cerca de 30 minutos. Quando foi questionar os agressores, Abreu chamou o casal de “coxinha”, “fujão”, “covarde” e “fascista”. O nome do restaurante não foi divulgado. Questionado por Faustão se tinha ingerido álcool, disse que havia tomado apenas um saquê e não estava bêbado. “Eu não posso me arrepender de um ato que foi feito sem pensar”, disse. “Chamaram minha mãe de p…, minha mulher de v… e eu de ladrão”.
Desde o episódio, o global vem postando mensagens sobre o assunto e tem recebido insultos e apoio dos internautas. “Se eu não reagir sou covarde. Se reagir sou agressivo”, escreveu neste domingo (24). O caso se espalhou na internet e vídeos começaram a surgir no YouTube (assista abaixo). Para acabar com os boatos, Abreu usou seu Twitter para se defender (confira as mensagens abaixo). Mesmo agredindo o homem e a mulher, ele diz que não errou na atitude. “Acabei de ser ofendido num restaurante paulista. Cuspi na cara do coxinha e da mulher dele! Não reagiu! Covarde. Advogado carioca…”, escreveu na rede social.
No Twitter, ele também citou o caso de Jean Wyllys, deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, que cuspiu em Jair Bolsonaro, do PSC/RJ, após ter recebido ofensas homofóbicas de Bolsonaro durante votação para abertura do processo de impeachment da presidente Dilma. Momentos depois, Wyllys teria recebido cusparadas de Eduardo Bolsonaro. O jornalista e relações públicas George Marques publicou vídeos que mostram fatos sobre o caso.
No programa, o ator também criticou as perseguições que defensores do governo tem sofrido. “Isso só acontece com o nosso lado”. “Por que não podemos conviver pacificamente nesse país pensando diferente?”, disse. “Você viu a votação do impeachment, dá para a Dilma conviver com aquelas pessoas?”, disse. “A Globo não interfere na vida pessoal dos seus contratados, o resto é balela”, disse.
Segundo Faustão, o quadro estava marcado havia meses. “Desde o final da novela Regra do Jogo, o nosso produtor já tinha preparado esse quadro para o José de Abreu. Ele voltou de viagem e ficou marcado para participar de um programa ao vivo e não gravado”, disse Faustão. “O Zé sempre foi respeitado por suas convicções políticas”.
José de Abreu chorou quando foi revelado que ele participaria do Arquivo Confidencial, quadro em que são convidados conhecidos do ator para falar sobre ele. E continuaram os momentos de emoção, principalmente quando um amigo da Grécia entrou no palco. “Não estou acreditando, isso é um sonho”, disse o ator, emocionado.
Se eu não reagir sou covarde. Se reagir sou agressivo. Da pra eu apenas jantar quieto onde eu quiser? Gradicido.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 24, 2016
Veja o momento em que o ator cospe no casal:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FupEPNW3Srg?feature=oembed&w=500&h=375%5D
Confira as mensagens no ator em rede social:
Acabei de ser ofendido num restaurante paulista. Cuspi na cara do coxinha e da mulher dele! Não reagiu! Covarde. Advogado carioca…
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
O covarde perdeu a linha, deve ter cagado nas calças. Cuspi na sua cara, na cara da mulher dele e ele não reagiu. Covardes fascistas.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
O covarde perdeu a linha, deve ter cagado nas calças. Cuspi na sua cara, na cara da mulher dele e ele não reagiu. Covardes fascistas.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Adorei o entrevero com o coxinha. Fujão covarde levou uma cusparada na cara e a mulher levou outra. Fascistas são tratados assim.
Continua após a publicidade— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Fascistas são tratados assim: com cuspe na cara! Dele e da mulher.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Continua após a publicidade
Agressão gratuita sem o menor motivo! “Vota no PT e vem comer no japonês!” Babaca idiota! Cusparada na cara.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Durante meia hora ofenderam minha esposa e ela não me disse nada. Na hora de ir embora ele se levantou e começou a discursar. Cuspi na cara!
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
A mulher falou Rouanet e levou outra cusparada. Reagiram? Nada. Covardes devem ser tratados assim.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Chamei o fascista de covarde e ele n reagiu. Talvez esperasse a cumplicidade dos frequentadores. Nem a mulher ele defendeu.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Só não chamei a polícia em respeito ao dono e ao chefe de cozinha do restaurante que são meus considerados…
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Homem nenhum vai me chamar de ladrão sem levar o troco. Venha armado ou em grupo. Tenho 70 anos de dignidade. https://t.co/S0AFTnR8B6
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Ninguém vai me chamar de ladrão e nem chamar minha mulher de vagabunda sem levar um troco. O troco foi em homenagem ao @jeanwyllys_real.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Qual o sentido de uma agressão gratuita dessas? Minha mulher é advogada, começando uma carreira nova na França, nem sabe de Rouanet!
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Como um casal de idiotas a chama de “vagabunda da Rouanet”? Qual o sentido disso? E eu ladrão? De que?
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Não sabem, mas não interessa. Querem aparecer, ter seus 15 M de fama.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Fascistas merecem cusparada na cara. Nada mais que isso!
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Fascistas do meu Brasil: as pessoas podem pensar diferente de vocês. E vocês não têm o direito de agredi-las por isso. Apenas parem.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 23, 2016
Dê sua opinião: E aí, o que você achou da polêmica? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.