De arquitetura humilde, mesquita no Irã esconde belíssimo “segredo” e atrai turistas do mundo inteiro
Shah Cheragh é um monumento funerário e uma mesquita na cidade de Xiraz, no Irã. Seu exterior pode parecer convencional, mas a decoração interna do centro religioso é de deixar qualquer um de boca aberta: o nome do espaço pode ser traduzido para “Rei da Luz”, e é fácil entender o por quê. A estrutura conta […]
Shah Cheragh é um monumento funerário e uma mesquita na cidade de Xiraz, no Irã. Seu exterior pode parecer convencional, mas a decoração interna do centro religioso é de deixar qualquer um de boca aberta: o nome do espaço pode ser traduzido para “Rei da Luz”, e é fácil entender o por quê. A estrutura conta com milhões de pequenos espelhos que espalham claridade para todos os lados.
+ Milk-shake chama a atenção na internet por causa dos ingredientes “escandalosos”
+ Vídeo celebra 45 anos da Walt Disney World com 45 motivos para amar o Resort
O endereço, no entanto, tem um passado bastante misterioso: de acordo com uma lenda, em 900 a.C.um viajante percebeu que havia algo brilhando. Ele se aproximou da área para investigar o que estava acontecendo, e encontrou um túmulo iluminado. O cadáver de um importante muçulmano foi encontrado dentro da cripta, e ele estava armado dos pés à cabeça. Assim, o espaço ficou conhecido como um importante destino para peregrinações. Uma estrutura externa foi construída para dar conta de todos os passantes e, com o tempo, a arquitetura ficou mais e mais completa.
Não se sabe se a história é verdadeira, mas sabe-se que a mesquita é bastante antiga. Ela só se mantém em pé, exibindo toda a sua glória, por causa de constantes reparos. Agora, no entanto, o local não atrai apenas peregrinos, mas sim turistas do mundo inteiro — clique aqui para saber mais sobre o espaço. Confira:
Dê sua opinião: E você, o que achou da incrível mesquita esmeralda? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.