Covas estuda proibição da circulação de carros na cidade
Ideia do prefeito é alternar placas pares e ímpares a cada dia da semana
Após o insucesso dos bloqueios pela cidade, como forma de inibir os paulistanos a sair de casa, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), determinou um estudo para viabilizar medidas mais restritivas. Uma das ideias é implementar um rodízio de veículos, alternando placas pares e ímpares, em dias diferentes. Placa par roda em um dia; ímpar trafega no outro.
Os parâmetros serão estabelecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O rodízio tradicional, com proibições de acordo com o número da placa, está suspenso desde março. Nesta terça-feira, o tucano disse que não está descartado um lockdown (fechamento total), mas que essa seria uma das últimas alternativas. Antes disso poderá vir o rodízio.
“A prefeitura tem várias opções e a intenção não é impedir as atividades ainda mais. Os bloqueios não deram certo. Novas medidas devem ser anunciadas e o isolamento é um pedido da equipe. O lockdown também está ente estas opções”, disse Covas. O prefeito demonstrou, na terça-feira (5), grande descontentamento com os transtornos causados pelas interdições. Houve casos de ambulâncias presas no congestionamento e de profissionais da saúde travados no engarrafamento.
Procurado, o secretário municipal de Transportes, Edson Caram, não quis comentar.