As etapas da reinauguração do Estádio do Pacaembu
Concessionária vai entregar campo e arquibancada completa em abril; veja calendário do restante
Fechado para reformas desde 2021, o Estádio do Pacaembu será reaberto em 2024.
O retorno às atividades será gradual. Começa já em janeiro, quando o campo de futebol e parte das arquibancadas — apenas a ala norte, atrás do gol do portão principal — estarão prontos para receber a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcada para o dia 25.
Se o jogo vai acontecer ali, é outra história. Além de aguardar um alvará da prefeitura, a Concessionária Allegra Pacaembu, escolhida para gerir o espaço por 35 anos, também espera uma definição da Federação Paulista de Futebol, organizadora da chamada Copinha, porque o espaço comportaria apenas 10 412 torcedores — menos do que a final costuma receber.
As cerca de 16 000 cadeiras restantes ficarão prontas somente na “segunda reinauguração”, marcada para 27 de abril, data em que o Pacaembu completa 96 anos. Até o momento, não há nenhuma partida oficial marcada no estádio, nem negociações avançadas para que o Santos passe a jogar mais vezes ao longo do ano no Pacaembu, como aventou a diretoria recém-empossada do clube litorâneo.
Para a reinauguração de abril, a Allegra promete ter concluído a construção de cinco andares (e quatro subsolos) onde ficava o “tobogã”, a arquibancada demolida da ala sul.
O edifício terá um hotel, restaurantes e outros negócios, mas nem todos estarão em atividade na data comemorativa. Na parte esportiva, a piscina e pelo menos um dos ginásios deverão estar abertos ao público.
Em junho, o complexo vai receber o primeiro evento de destaque: a Feira de Artes do Pacaembu (ArPa).
Até lá, a concessionária prevê anunciar um calendário de shows. Estão previstas cerca de oitenta apresentações por ano.
+ Conheça 24 novidades na cidade para 2024, como a reinauguração do Pacaembu, neste link.