Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Uso frequente de laxantes: muito mais perigoso do que parece!

Muitas pessoas acreditam que usando laxantes vão perder peso e acabam fazendo o uso desses medicamentos com certa frequência. No entanto, não é bem assim que eles funcionam. Os laxantes são substâncias utilizadas para promover o funcionamento intestinal. Mas o uso frequente faz com que o intestino não funcione mais sozinho, tornando-se dependente do medicamento, que […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 19h13 - Publicado em 26 jan 2015, 14h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • laxante-nutricao

    Publicidade

    Muitas pessoas acreditam que usando laxantes vão perder peso e acabam fazendo o uso desses medicamentos com certa frequência. No entanto, não é bem assim que eles funcionam.

    Publicidade

    Os laxantes são substâncias utilizadas para promover o funcionamento intestinal. Mas o uso frequente faz com que o intestino não funcione mais sozinho, tornando-se dependente do medicamento, que na maior parte dos casos, tem ação irritativa e agressiva à mucosa intestinal.

    + Qual a diferença entre os vegetais frescos e congelados?
    + Estresse engorda?

    Continua após a publicidade

    Diferente do que muitos pensam, o laxante não promove a perda de peso e sim a desidratação. Sua ação causa a perda de água, pois ele age depois das calorias terem sido absorvidas, logo não funciona para perda de peso! Os laxantes ainda causam perda do muco protetor do cólon, tornando-o vulnerável a infecções. Já o uso de enemas (introdução de líquidos no ânus para lavagem) causam uma distensão no cólon. Se feito com frequência, este procedimento pode levar a perda do tônus muscular, resultando em um cólon incapaz de fornecer as contrações musculares necessárias para mover o bolo fecal para fora do corpo.

    O uso indiscriminado de laxantes e de alguns métodos laxativos pode sim ser muito perigoso para sua saúde. Por isso utilize medicação apenas com orientação médica, procure manter uma boa ingestão de líquidos (em torno de 8 copos ao dia), pratique atividade física regularmente e capriche nas porções de alimentos integrais, verduras e legumes crus!

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.