Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog
Continua após publicidade

Algumas dicas para manter sua flora intestinal equilibrada

  Você sabia que temos no nosso organismo mais gens de bactérias do que gens humanos? Pois é! E é o nosso intestino que abriga a maior quantidade e diversidade de bactérias do nosso corpo. Elas são estudadas constante e, cada vez mais, fica evidente a ação delas na nossa saúde. A composição da flora intestinal […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 19h37 - Publicado em 17 dez 2014, 16h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • colite-500x250

    Publicidade

     

    Publicidade

    Você sabia que temos no nosso organismo mais gens de bactérias do que gens humanos? Pois é! E é o nosso intestino que abriga a maior quantidade e diversidade de bactérias do nosso corpo. Elas são estudadas constante e, cada vez mais, fica evidente a ação delas na nossa saúde. A composição da flora intestinal varia de pessoa para pessoa, de acordo com alguns fatores (como uso de medicamentos, alimentação e as condições de higiene e contaminação ambiental).

    O aleitamento materno também tem um papel importante na formação da nossa flora, uma vez que crianças que consomem o leite materno tem maior quantidade de bifidobactérias, que são boas, e menor quantidades de espécies patogênicas, que fortalecem o nosso sistema imunológico desde crianças. O mesmo ocorre quando o parto é normal, em especial se a mãe usou suplementação adequada durante a gestação. O resultado: as crianças tendem a ter menos cólicas e uma flora intestinal melhor do que os bebês que nascem através da cesariana.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em adultos, as funções das bactérias intestinais são diversas. Classicamente, sabíamos que essa flora exercia efeito sobre o nosso sistema imunológico, ação antibacteriana e nutricional, aumentando a síntese da vitamina K. Atualmente, as pesquisas avançaram e algumas cepas de bactérias parecem ter relação com a prevenção de câncer, tratamento de diabetes, obesidade, dislipidemias, esteatose hepática, entre outras patologias.

    Como podemos ver, um intestino saudável pode ajudar e muito. Abaixo, confira algumas dicas para manter sua flora intestinal equilibrada:

    Publicidade

    -> Consuma regularmente produtos ricos probióticos

    Continua após a publicidade

    -> Consuma menos gordura e maior quantidade de fibras

    Publicidade

    -> Reduza o consumo de açúcar

    -> Após o uso de um antibiótico ou corticoide, faça suplementação de probióticos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.