Peça discute vigilância on-line a partir de caso de Edward Snowden
'Selvagem' é a primeira adaptação brasileira do texto do inglês Mike Bartlett
Há pouco mais de dez anos, o analista Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, era caçado pelo governo americano por vazar informações que expuseram ao mundo o sistema de espionagem do país. A DeSúbito Cia e Ventania Cultural leva ao Sesc Ipiranga Selvagem, adaptação da peça do autor inglês Mike Bartlett inédita em palcos brasileiros e inspirada no caso, um marco da ascensão da internet na sociedade.
Na trama, Ricardo Henrique vive Andrew, analista que resolve se confinar em um quarto de hotel após revelar um grande esquema de vigilância mantido por uma nação poderosa. Ele recebe a visita de um homem e uma mulher (Rodrigo Bolzan e Erika Puga) que não conhece, mas que lhe oferecem proteção. Em uma realidade em que a coleta de dados se tornou banal, a montagem pretende atualizar a discussão sobre o tema e suavizar a reflexão com humor. A direção é de Susana Ribeiro (70min). 14 anos.
Sesc Ipiranga, Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, ☎ 3340-2000. ♿ Sex. e sáb., 20h. Dom. e feriados, 18h. R$ 40,00. Até 22/10. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2023, edição nº 2862