Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Raul Cortez é relembrado em vídeo inédito do Célia Helena Digital

O grande ator, morto em 2006, apresenta texto do poeta Arthur Rimbaud em material recuperado pelo canal de Youtube do centro de artes e educação

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 ago 2019, 19h27 - Publicado em 27 ago 2019, 19h23

Raul Cortez (1932-2006), um dos grandes atores brasileiros de todos os tempos, completaria 87 anos nesta quarta (28). O Célia Helena Centro de Artes e Educação, escola criada pela atriz na década de 1970 e administrada por Lígia Cortez, filha de Célia e Raul, presta uma homenagem ao artista que brilhou em grandes montagens como O Balcão, A Hora e Vez de Augusto Matraga e Lobo de Ray-Ban.  O Célia Helena Digital, canal do youtube da instituição, coloca no ar na quinta (29), às 20h, um vídeo inédito de Raul Cortez.

Gravado em maio de 2006, cerca de um mês antes da morte do artista, o material apresenta Raul lendo um texto do francês Arthur Rimbaud sobre o papel do poeta na sociedade. A seguir, o intérprete compara essa função também a do ator. “Teatro é um agente transformador. Ele transforma, ele pode contribuir para mudar as coisas, um comportamento de mais excelência. E pode responder tantas perguntas, pode questionar a ponto de você ficar tão perturbado que você necessite de respostas”, afirma Raul Cortez, com sua voz inconfundível. O vídeo ainda traz depoimentos da atriz Maria Fernando Cândido, do ator Renato Borghi e do diretor Marco Antonio Rodrigues.

O Célia Helena Digital é comandado por Lígia Cortez, Samir Yazbek e Marcos Barbosa e publica um novo conteúdo a cada quinta-feira, às 20h. São entrevistas, depoimentos, palestras, material do acervo da escola e também inédito referente aos trabalhos desenvolvidos durante os cursos.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.