Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)
Continua após publicidade

Versão de “A Morta”, de Oswald de Andrade, homenageia centenário da Semana

Para a peça, dirigida por Cacá Toledo, 40 artistas se reuniram no prédio da Oficina Cultural que leva o nome do modernista, onde também está em cartaz

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 20 Maio 2022, 07h22 - Publicado em 20 Maio 2022, 06h00
Um grupo de atores está em pé e posa com expressões sérias para a foto. Eles usam maquiagens dramáticas e figurinos feitos com restos de tecidos e outros materiais coletados
Parte do elenco de "A Morta": homenagem a Oswald de Andrade (João Maria Silva Jr./Divulgação)
Continua após publicidade

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, uma versão de A Morta, publicada por Oswald de Andrade em 1937, tem temporada gratuita no prédio da oficina Cultural que leva o nome do escritor. A peça é o resultado do projeto Didática da Encenação ministrado pelo diretor Cacá Toledo, da Cia. Aberta de Teatro, que também assina a direção.

+Livros, filmes e exposições para ampliar o repertório sobre o modernismo

Durante cinco meses, quarenta artistas, entre atores, assistentes de cenografia e de figurino, se reuniram no prédio no Bom retiro para a montagem, que se constrói a partir do site specific, quando o local não é apenas palco para a encenação, mas sim diretriz do espetáculo. Por isso, os 25 atores circulam por sete ambientes — da entrada ao estacionamento nos fundos — da Oficina e são acompanhados pelo público. Por vezes, eles precisam abrir espaço entre os espectadores e nem sempre há cadeiras para sentar. Mas tudo faz parte da proposta itinerante que, além de homenagear o modernista, protesta contra o sucateamento da instituição. Na trama, considerada a mais vanguardista de Oswald, a ação dramática é reduzida ao mínimo e se apresenta por meio de vozes de figuras fantasmagóricas de um mundo em ruínas. Todos os adereços e recursos cenográficos foram fabricados pelo grupo, que também coletou tecidos nas calçadas do bairro para a confecção dos figurinos (90min). 12 anos.

+Após 100 anos, ‘Contramemória’ faz leitura crítica da Semana de 22

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, ☎ 3222-2662. Qua. a sex., 20h. Sáb., 18h. Grátis (retirar os ingressos com uma hora de antecedência). Até 28/5. oficinasculturais.org.br.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 25 de maio de 2022, edição nº 2790

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.