Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

O terceiro “Credores” do ano mantém Strindberg entre nós

O dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912) teve o centenário de sua morte lembrado oficialmente em maio. Nos palcos paulistanos, as homenagens – para usar uma palavra mais careta – começaram bem antes e ainda não terminaram. Escrito em 1888, “Credores”, talvez sua obra-prima, enfoca o equilíbrio delicado de um casal ameaçado pela chegada de um […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h56 - Publicado em 30 out 2012, 21h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carolina Manica, Flavio Barollo, Isa Bela Alzira e Bruno Perillo na versão que estreia em 14 de novembro (Foto: Ligia Jardim)

    Publicidade

    O dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912) teve o centenário de sua morte lembrado oficialmente em maio. Nos palcos paulistanos, as homenagens – para usar uma palavra mais careta – começaram bem antes e ainda não terminaram. Escrito em 1888, “Credores”, talvez sua obra-prima, enfoca o equilíbrio delicado de um casal ameaçado pela chegada de um estranho. Devotado à mulher, Tekla, Adolfo é um jovem artista plástico que não percebe a própria submissão. Ao conhecer o médico Gustavo, aos poucos, ele se enreda em uma teia que o faz duvidar do caráter da companheira.

    Publicidade

    Em 14 de novembro, a Cia. Mamba de Artes estreia no Teatro do Sesc Ipiranga a terceira versão de “Credores” apresentada na cidade esse ano. Sob a direção de Nelson Baskerville, a trama é atualizada e os atores – Bruno Perillo, Carolina Manica e Flavio Barollo – emprestam seus próprios nomes aos personagens. Característica das encenações de Baskerville, a música tem papel forte, e o elenco canta Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins e Gonzaguinha. Outra inovação é a inclusão de um quarto personagem, vivido pela atriz Isa Bela Alzira.

    Maria Manoella, Reynaldo Gianecchini e Erik Marmo na montagem de Andreato (Foto: João Caldas)

    Publicidade

    Como clássicos, clássicos são, o legal é descobrir de que forma o texto será relido por um certo diretor ou por aquele novo elenco. Sendo assim, “Credores” e os admiradores de Strindberg só tiveram a ganhar com as sucessivas encenações. Lançada ainda em 2011, a montagem dirigida por Elias Andreato, batizada de “Cruel”, escalou os atores Reynaldo Gianecchini, Maria Manoella e Erik Marmo. Uma leitura questionável e carente de rigor, mas que caiu no agrado do público, que correu ao Teatro Faap para ver Gianecchini. A temporada da peça foi cancelada dois meses depois de iniciada, assim que o galã descobriu estar com um câncer, e voltou ao cartaz em fevereiro desse ano, com ele já recuperado.

    Continua após a publicidade

    José Roberto Jardim e Chris Couto na encenação dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo (Foto: Camila Miranda)

    Publicidade

    Também estreou no ano passado, mas só engatou a primeiro temporada oficial em janeiro de 2012 a adaptação assinada por Eduardo Tolentino de Araújo. Calcado em uma atmosfera de vulnerabilidade, o diretor do Grupo Tapa construiu, com falso despojamento e múltiplas intenções, sua versão para o texto protagonizada por Sergio Mastropasqua, Chris Couto e José Roberto Jardim. O discurso criado por Strindberg há mais de um século conserva plena crueldade a respeito do casamento, e Tolentino, como sempre, valorizou as palavras.

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.