Na Plateia Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

O “Cérebro_Coração” de Mariana Lima: uma atriz em combustão

O impacto do monólogo, que tem dramaturgia da protagonista com o apoio dos diretores Renato Linhares e Enrique Diaz, deve-se a seu amadurecimento

Por Dirceu Alves Jr.
13 set 2018, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mariana Lima é uma intérprete densa e em constante crescimento. Ela chamou atenção, bem jovem, no celebrado O Livro de Jó (1996) e, pouco mais tarde, encarou A Paixão segundo G.H. (2002), de Clarice Lispector. Calejada como atriz, brilhou em Pterodátilos (2011), A Primeira Vista (2012) e Os Realistas (2016), sem deixar de marcar presença no cinema e na televisão.

    Publicidade

    O impacto do monólogo Cérebro_Coração, dramaturgia construída por ela mesma com o apoio dos diretores Renato Linhares e Enrique Diaz, deve-se a um amadurecimento profissional, resultado de um trabalho contínuo, e a um autoconhecimento raro de ser alcançado por uma artista.

    Publicidade

    Em cena, a protagonista abre espaço a discussões que transitam entre a razão e a emoção e abordam quanto é delicado, talvez impossível, o equilíbrio entre quem somos e quem deveríamos ser. Embalada no formato de uma palestra, a peça poderia ser simplificada se girasse apenas em torno de uma residente que enfrenta um plantão hospitalar e depara com um garoto atropelado que sofreu traumatismo craniano.

    Com base nessa imagem, Mariana traz à tona suas memórias, muitas delas doloridas, e desafia o espectador a tentar entender como se formou o seu raciocínio. A intérprete se engaja em uma corrente forte da dramaturgia atual em que realidade e ficção se misturam e que torna supérflua a separação entre artista e personagem, criador e criatura.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Mariana dá um salto ao não temer a exposição e projetar cada uma das falas como depoimento. As referências literárias e os conceitos neurocientíficos ali embutidos fortalecem o conteúdo. O teatro, porém, consolida-se diante da intensidade de Mariana, uma atriz em combustão e, aos 46 anos, preparada para extrair arte de si mesma (75min). 14 anos. Estreou em 24/8/2018.

    + Sala de Espetáculos do Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho. Sexta e sábado, 21h30; domingo, 18h30. R$ 30,00. Até domingo (23).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.