‘Luis Antonio-Gabriela’ ganha nova temporada
Peça de Nelson Baskerville se inspira em fatos reais
Luis Antonio-Gabriela, da Cia Mungunzá, retorna aos palcos paulistanos, desta vez no Complexo Cultural Funarte. O espetáculo, que estreou em 2011, tem texto e direção de Nelson Baskerville, que se inspirou no próprio irmão para compor a personagem. A peça narra a transformação de Luis Antonio na travesti Gabriela, em plena ditadura militar brasileira. Aos 30 anos, a protagonista decide enfrentar a opressão familiar e muda-se para a Espanha. A trama percorre desde o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, em 1953, até a morte de Gabriela, em 2006 — Baskerville jamais reataria com a irmã, o que o levou a escrever a peça.
O texto aborda ainda a descoberta da homossexualidade aos 8 anos e a busca de Luis Antonio pela construção de identidade de gênero. O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias. O trabalho ganhou prêmios como Shell, na categoria Melhor Direção, e APCA, como Melhor Espetáculo (100min). 16 anos.
Complexo Cultural Funarte. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. ☎ 95078-3004. → Qui. e sex., 20h. Sáb. e dom., 18h. Grátis. Até 25/8. gov.br/funarte.