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“Lazarus”: Felipe Hirsch propõe mergulho lisérgico no mundo de David Bowie

O espetáculo é calcado em imagens e um intrigante texto em que, por vezes, salta um número musical, alguns impactantes, outros esquisitos, nenhum digestivo

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 28 ago 2019, 16h21 - Publicado em 28 ago 2019, 16h19
Lazarus
Jesuita Barbosa em Lazarus: o musical inaugura o Teatro Unimed  (Flavia Canavarro/Divulgação)
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O musical Lazarus, criado pelo cantor inglês David Bowie (1947-2016) e pelo dramaturgo irlandês Enda Walsh, soa diferente dos expoentes do gênero que frequentam nossos palcos. Dirigido por Felipe Hirsch, o espetáculo é calcado em lindas imagens e em um intrigante texto em que, por vezes, salta um número musical, alguns impactantes, outros esquisitos, nenhum digestivo. A maior parte deles é defendida por atores sem experiência nesse tipo de montagem, logo sobrepõem a intuição ao apuro técnico.

Esse conjunto de escolhas garante personalidade ímpar à trama de ficção científica, inspirada no livro O Homem que Caiu na Terra, de Walter Tevis, que chega ao espectador com a potência de um mergulho lisérgico. Thomas Jerome Newton (Jesuíta Barbosa, na foto, cujo tom monocórdico favorece a composição) é um alienígena angustiado, incapaz de voltar ao planeta de origem, que ocupa seus dias na Terra agarrado às garrafas de gim e às lembranças de uma garota (papel da carismática Bruna Guerin).

O cenário espelhado de Daniela Thomas e Felipe Tassara ainda reflete personagens como o serial killer Valentin (um surpreendente Rafael Losso, destaque do elenco) e um casal em crise (os atores Vitor Vieira e Carla Salle). Pouco palatável, o quebra-­cabeça em torno do protagonista carrega uma estranheza, reforçada pelos arranjos das dezoito canções de Bowie, que pode até assustar. Devidamente assimilado, porém, provoca sensações e encantamento incomuns. Com Gabriel Stauffer, Luci Salutes, Marcos de Andrade, Natasha Jascalevich, Olivia Torres, Valentina Herszag e outros. Direção musical de Maria Beraldo e Mariá Portugal (120min). 14 anos. Estreou em 22/8/2019.

+ Teatro Unimed. Alameda Santos, 2159, Cerqueira César. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 80,00 a R$ 180,00. Até 27 de outubro.

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