Garrincha e Elza Soares: o amor na vida real e no teatro
O romance de Elza Soares e Mané Garrincha, então comprometido, teve início em 1962 e, transformado em casamento, atravessou entre altos e baixos a maior parte da década de 70. A relação entre o jogador e a cantora, ambos no auge do sucesso, serviu de forte combustível para a mídia, que, na época, ainda costumava […]

O romance de Elza Soares e Mané Garrincha, então comprometido, teve início em 1962 e, transformado em casamento, atravessou entre altos e baixos a maior parte da década de 70. A relação entre o jogador e a cantora, ambos no auge do sucesso, serviu de forte combustível para a mídia, que, na época, ainda costumava ser discreta em relação à intimidade dos famosos.
O espetáculo “Garrincha”, dirigido pelo encenador americano Robert Wilson, segue em cartaz no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, até o dia 29. Elza já passou por lá e se emocionou com o que viu. A dramaturgia, cheia de simbologias, é um tanto delicada na abordagem da relação do casal (representado por Jhe Oliveira e Naruna Costa), mas para bom entendedor não basta mais que meia cena.
Quem é Mané Garrincha?
Jhe Oliveira: o ator e bailarino baiano, de 37 anos, representa o craque do futebol brasileiro. Ele já trabalhou no remake da novela “Gabriela” (2012) e, para fazer o espetáculo de Bob Wilson, desistiu de participar da seleção de elenco para “Liberdade, Liberdade”, atual trama das 23h na Globo.

Naruna Costa: atriz paulista de 33 anos formada pela Escola de Arte Dramática da USP
Quem é Elza?
Naruna Costa: formada pela Escola de Arte Dramática – USP, a atriz paulista de Taboão da Serra tem 33 anos e interpreta a cantora Elza Soares, grande amor de Garrincha no seu auge popular. Na televisão, ela participou da novela “Insensato Coração”, como Renata, secretária da protagonista Marina (papel de Paolla Oliveira).
Uma grande e polêmica biografia
“Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha”: a biografia lançada por Ruy Castro em 1995 serviu de base para o dramaturgo Darryl Pinckney na criação do texto da montagem. O livro causou muita polêmica na época e, por um ano, ficou proibido depois de uma ação movida pelas filhas do jogador.
“Garrincha, Estrela Solitária” no cinema
A biografia de Ruy Castro originou um longa-metragem homônimo em 2005 que não teve muita repercussão. Os protagonistas eram interpretados por André Gonçalves e Taís Araújo.

André Gonçalves e Taís Araujo: a dupla protagonizou o filme “Garrincha, Estrela Solitária”
Elza Soares canta “Nervos de Aço”, de Lupicínio Rodrigues
Um dos pontos altos do espetáculo é a cena em que Naruna Costa, na pele de Elza, interpreta “Nervos de Aço”, de Lupicínio Rodrigues. A cantora carioca assistiu à montagem e aprovou o gogó da moça.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qkJRUssaXIY?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.