Imagem Blog

Na Plateia

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Fábio Ferretti sublinha densidade em “Terça no Hiper”

Inédito no Brasil, o dramaturgo francês Emmanuel Darley encontrou a inspiração para o monólogo dramático “Le Mardi à Monoprix” justamente em um supermercado. Ele teria visto um velho acompanhado de uma mulher grande, vistosa, possivelmente um travesti, fazendo compras e percebeu certo distanciamento entre os dois. É assim que a transexual Paula – a personagem […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h10 - Publicado em 28 mar 2013, 10h28

Fábio Ferretti protagoniza monólogo do dramaturgo francês Emmanuel Darley (Foto: Denise Lima)

Inédito no Brasil, o dramaturgo francês Emmanuel Darley encontrou a inspiração para o monólogo dramático “Le Mardi à Monoprix” justamente em um supermercado. Ele teria visto um velho acompanhado de uma mulher grande, vistosa, possivelmente um travesti, fazendo compras e percebeu certo distanciamento entre os dois.

É assim que a transexual Paula – a personagem interpretada pelo ator Fábio Ferretti – sente-se em relação ao pai no espetáculo “Terça no Hiper”, em cartaz na Sala Experimental do Teatro Augusta. Depois de décadas afastado de casa, o filho rejeitado volta a encontrá-lo toda semana. De salto alto, peruca e maquiado. A mãe morreu e, então, Paula pega um ônibus até a cidade do interior e vai ver se está tudo em ordem, lava alguma peça de roupa, abastece a despensa.

Sob a direção de Vany Alves, Ferretti reproduz diferentes sentimentos, como mágoa, carinho e delicadeza, na composição do controverso tipo. O cenário, formado por cortinas leves que separam a boca de cena da plateia, amplia as possibilidades de leitura do denso texto. Teria o protagonista realizado mesmo esse acerto de contas com pai? A estrutura fragmentada da narrativa abre outras possibilidades. Bem… Se eu falar um pouco mais sobre o que pensei posso entregar o desfecho. Mas gosto de espetáculos que me deixam com a sensação de que viajei um pouco além da conta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.