Na Plateia Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Cenógrafo José de Anchieta morre aos 71 anos

O artista será velado no Teatro Municipal a partir das 22h e, na sequência, transferido para o crematório da Vila Alpina

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 24 Maio 2019, 13h15 - Publicado em 23 Maio 2019, 19h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos principais cenógrafos do teatro brasileiro, o pernambucano José de Anchieta Costa morreu aos 71 anos nesta quinta (23), no Hospital Sancta Maria Maggiore, em São Paulo. Ele estava internado desde a segunda-feira e enfrentava problemas decorrentes do diabetes. O artista será velado no Teatro Municipal entre as 22h e as 15h de sexta, sendo transferido depois para o Crematório de Vila Alpina.

    Publicidade

    José de Anchieta nasceu em Caruaru e estava em atividade na cena paulistana como cenógrafo e figurinista desde o final da década de 60. Ganhou visibilidade no começo dos anos 70 em parceria com o diretor Antunes Filho nos espetáculos Em Família, O Estranho Caso de Mr. Morgan e Bodas de Sangue. Na década seguinte, junto com o Teatro do Ornitorrinco, contribuiu para montagens marcantes assinadas pelo diretor Cacá Rosset, entre elas O Doente Imaginário, O Avarento e Sonhos de Uma Noite de Verão, assim como trabalhos mais recentes, como O Marido vai à Caça e A Megera Domada. No ano passado, ele assinou a direção de arte da comédia Meu Filho Vai Casar, dirigida por Alexandre Reinecke. Anchieta ainda trabalhou como roteirista e diretor de cinema.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.