‘Atotô’, no Teatro Oficina, celebra as tradições iorubás
Montagem de Márcio Telles ganha nova temporada com mais de quarenta artistas no elenco
Uma nova temporada do espetáculo Atotô – Silêncio, o Rei Está na Terra ocupa o Teatro Oficina nos dias 10, 11 e 16 de de agosto, mês que marca o aniversário de 63 anos do teatro localizado no Bixiga. Encenada pela Cia. Odara e dirigida por Márcio Telles, a peça traz elementos das narrativas iorubás, pregando a manutenção e a resistência cultural.
A montagem se baseia nos conflitos entre a luz e a sombra, o amor e a dor, e se inspira no orixá Obaluaê, senhor da doença e da cura, para pensar a capacidade humana de adaptar-se à mudança. Os convidados são guiados por uma floresta sagrada, onde atabaques e xequerês harmonizam com violinos e violoncelos, para acompanhar o nascimento do grande rei negro. Coberto de palhas, ele se faz presente na terra por meio da dança dos corpos pretos, da música e da oralidade, para mostrar que a verdadeira cura vem de dentro.
Mais de quarenta artistas pretos compõem o elenco, formado por atrizes, atores, bailarinos, dançarinos, cantores, músicos, percussionistas, capoeiras, sambistas, técnicos, produtores e promotores da cultura e das tradições de matriz africana. O espetáculo também conta com as participações da cantora Raquel Tobias, do coro formado por Jônatas Petróleo, Renato Passarinho, e Dogge, além das atrizes Lena Silva, Vera luz,Viviane Clara, Silvina Elias, Luzia Rosa, Stella Valentina e parte do elenco preto do Teatro Oficina (90min). Livre.
Teatro Oficina Uzyna Uzona. Rua Jaceguai, 520, Bixiga. ♿ 10, 11 e 16 de agosto, 20h30. R$ 60. Até 26/8. teatroficina.com.