Na Plateia Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Alvise Camozzi em “Void”: reconstituição da tragédia do Césio 137

O ator, diretor e dramaturgo italiano, radicado no Brasil, protagoniza peça que oferece diferentes leituras do acidente radioativo ocorrido em Goiânia

Por Dirceu Alves Jr.
13 dez 2018, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 1987, o ator, diretor e dramaturgo Alvise Camozzi era um garoto de 13 anos e morava na Itália, seu país natal. Radicado no Brasil desde 2001, o artista não acompanhou o impacto do desastre conhecido como Césio 137, ocorrido em Goiânia naquele ano. O monólogo Void, criado com a colaboração de Letizia Russo, constrói narrativas sobre o acidente radioativo com base em depoimentos dos sobreviventes e pesquisas documentais ou no imaginário de quem só ouviu falar do fato, como Camozzi.

    Publicidade

    Na época, dois jovens encontraram e venderam um aparelho de radiologia ao dono de um ferro-­velho. Dentro dele, havia um pó azulado brilhante que atraiu a curiosidade da família do comerciante e se espalhou pela cidade. Foram confirmadas quatro mortes e mais de 1 000 pessoas afetadas.

    Publicidade

    + Conheça os finalistas do Prêmio Shell 2018.

    No palco, o ator representa essas diferentes situações em um espetáculo crítico em relação à fraca memória coletiva. O texto, bem amarrado e cheio de detalhes, exige grande atenção do espectador. Camozzi, no entanto, com seu discurso fluente e provocativo, conquista a plateia e, tanto como narrador como através de personagens, colabora para despertar a atenção sobre um acontecimento relativamente recente porém esquecido.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A experiência da peça pode ser complementada com uma instalação de vídeos e dispositivos sonoros em cartaz à tarde no local. Direção de Beatriz Sayad e do protagonista (75min). 14 anos. Estreou em 29/11/2018.

    + Sesc Avenida Paulista — 13º Andar. Avenida Paulista, 119. Quinta a sábado, 21h; domingo, 18h. R$ 30,00. Até domingo (23).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.