Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Na Plateia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Capital ganha novas montagens de ‘A Falecida’ e ‘Vestido de Noiva’

Versões das obras clássicas de Nelson Rodrigues estreiam nesta sexta (18), no Sesc Santo Amaro e no CCBB, respectivamente

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 ago 2023, 06h00
camila morgado a falecida nelson rodrigues
Camila Morgado como Zulmira de 'A Falecida': hiato de onze anos  (Victor Hugo Cecatto/Divulgação)
Continua após publicidade

> A Falecida

Após um hiato de onze anos, Camila Morgado volta aos palcos a partir desta sexta (18), no Sesc Santo Amaro. A atriz fluminense protagoniza uma nova versão de A Falecida, escrita na década de 50 por Nelson Rodrigues (1912-1980). A peça acompanha Zulmira, mulher pobre e frustrada acometida por tuberculose. Sem esperanças, ela planeja um enterro luxuoso como forma de compensar a vida modesta e causar inveja em Glorinha, prima que a despreza. Pouco antes de morrer, Zulmira pede ao marido, Tuninho (Thelmo Fernandes), desempregado e viciado em apostas, que peça o dinheiro para a cerimônia ao empresário Pimentel (Alcemar Vieira). A montagem de Sergio Módena realça o caráter atemporal de temas como a hipocrisia e o fanatismo religioso, com o cenário composto de um grande mausoléu (90min). 16 anos.

Sesc Santo Amaro. Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, ☎ 5541-4000. ♿ Sex., 21h. Sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 40,00. Até 1º/10. sescsp.org.br. (Júlia Rodrigues)

+Peça retrata romance “proibido” de Lya Luft na década de 80

> Vestido de Noiva 

Continua após a publicidade

No ano em que Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, completará oitenta anos, o texto ganha uma montagem do grupo mineiro Oficcina Multimédia, em celebração aos 45 anos de serviços cênicos prestados. Depois de levar ao palco Boca de Ouro, em 2018, a diretora Ione de Medeiros volta a encenar um texto do autor. Numa mescla realidade, memória e alucinação, a dramaturgia conta a história de Alaíde. Vítima de um atropelamento e entre a vida e a morte, a jovem casada com Pedro reconstrói o passado com a ajuda da enigmática Madame Clessi. Os atores Camila Felix, Henrique Torres Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Júnio de Carvalho, Priscila Natany e Victor Velloso se revezam entre as cenas, interpretam os personagens independente dos gêneros e interagem com um narrador em vídeo (90min.) 14 anos.

Mourão e Camila Felix (à frente): revezamento em cena em 'Vestido de Noiva'
Mourão e Camila Felix (à frente): revezamento em cena em ‘Vestido de Noiva’ (Netun Lima/Divulgação)

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, Centro,  Próximo ao Metrô São Bento, ☎ 4297-0600. ♿ Qui. e sex., 19h. Sáb. e dom., 17h. R$ 30,00. Até 24/9. ccbb.com.br.

Continua após a publicidade

+Grupo Tapa celebra 44 anos e ocupa três teatros

Publicado em VEJA São Paulo de 23 de agosto de 2023, edição nº 2855

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.