Vencedor do Oscar ’12 Anos de Escravidão’ inspira peça
Depois de estrear no Rio, '12 Anos ou A Memória da Queda' faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil a partir de quinta (2)
Solomon Northup é um homem negro que, enganado por uma proposta de emprego, acaba sequestrado e escravizado em uma plantação no sul dos Estados Unidos. A história real, ocorrida no século XIX e publicada em uma autobiografia — e também tema de um filme de 2013 de Steve McQueen, vencedor de três Oscar —, agora inspira uma peça. É 12 Anos ou A Memória da Queda, que estreia na cidade quinta (2) no Centro Cultural Banco do Brasil, após passar pelo Rio. A montagem é comandada por um time de artistas negras, com Maria Shu na dramaturgia e a dupla Onisajé e Tatiana Tiburcio na direção — Tatiana dirigiu com Lázaro Ramos O Método Grönholm, pelo qual foram indicados ao prêmio Shell. A trama insere a história de Solomon (David Júnior) no contexto da escravização moderna. Ele é um músico levado por Joaquim de Alcântara (Bruce de Araujo) para trabalhar em uma fazenda no interior de Goiás. Lá, ele conhece Omnira (Cintia Rosa), mulher que também teve o mesmo destino. 12 anos. (80min).
+Companhia do Latão retorna aos palcos paulistanos no Tusp
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, Centro, ☎ 4297- 0600. ♿ Qui. e sex., 19h. Sáb. e dom., 17h. R$ 30,00. Até 9/4. ccbb.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 1° de março de 2023, edição nº 2830