Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Movida Paulistana

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
À frente de projetos de impacto sociocultural, como o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, a recém-aberta Formosa Hi-Fi e o saudoso Studio SP, Alê Youssef construiu uma consistente carreira na área cultural. Em Movida Paulistana, às quintas-feiras, ele vai abordar as correntes vanguardistas com seu olhar atento para o que há de mais inspirador

Viva Geraldo Filme!

Recém-lançado podcast da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, reconstrói a trajetória desse ícone da cultura paulistana

Por Alê Youssef
20 nov 2025, 08h00
Sambista Geraldo Filme, que é tema de podcast
Sambista Geraldo Filme, que é tema de podcast (Acervo Geraldo Filme/Divulgação)
Continua após publicidade

No Dia da Consciência Negra, a Movida Paulistana celebra o recém-lançado podcast “Geraldo Filme e o Samba Paulista”, da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, apresentado pelo sociólogo, pesquisador e sambista Tadeu Kaçula, que reconstrói a trajetória desse ícone da cultura paulistana, e revela como sua vida se confunde com a própria história de luta da população negra na cidade.

Kaçula, com sua pesquisa precisa, vai da infância de Geraldo – suas primeiras referências e  formação pessoal, até a consolidação de sua carreira artística, com destaque por exemplo, ao emblemático disco O Canto dos Escravos, que revela sua ligação com memórias ancestrais e tradições.

A história passa por acontecimentos marcados pela violência e pela repressão do regime militar.

Mostra as críticas de Geraldo ao carnaval com ênfase no mercado, distante das suas raízes comunitárias, que o consolidou como um grande defensor das tradições populares do carnaval paulistano.

O podcast também mergulha no retrato  do artista como folião, compositor, dirigente e historiador do samba da cidade.

Continua após a publicidade

Sua relação com figuras  como Zeca da Casa Verde e Carlão do Peruche são marcantes, assim como suas histórias dentro das escolas Unidos do Peruche, Vai-Vai e Paulistano da Glória. 

Seus trabalhos como articulador e gestor, na condição de Presidente da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) e de Coordenador de Carnaval da antiga Paulistur (Empres pública de turismo) reforçam sua importância e seu trabalho de garantia de preservação das tradições e mediação com os interesses governamentais.

A memória de Geraldo permanece nesse importante registro histórico e em homenagens, como quando foi enredo da Escola de Samba Colorado do Brás, ou em sua estátua no gramado em frente ao Memorial da America Latina – que tive a satisfação de encomendar, na época em que fui Secretário de Cultura de São Paulo.

Continua após a publicidade

As novas gerações encontram Geraldo Filme principalmente nos sambas espalhados pela cidade. Sua musica antológica Tradição ecoa em forma de reverência,  em todas as rodas que respeitam a memória e as raizes do samba paulista. 

“Quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bixiga pra ver, vai no Bixiga pra ver”

Viva Geraldo Filme!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês