Os anos dançantes da Flash House
A sucessora da Disco Music dos anos 70 é a base para toda a música dançante atual
Quando alguém da minha idade pensa em músicas antigas pra dançar, é logo levado aos anos 70, auge da Disco Music e suas muitas variações, ou então aos anos 80, época em que o colorido New Wave dava o tom nas pistas de dança. Do final dessa década, e por todos os anos 90, a música dançante ficou mais ousada, com sons mais eletrônicos e batidas mais marcantes. Foi a House Music, que, acredite se quiser, já tem mais de trinta anos!
Lançada nos Estados Unidos, em Chicago, a House Music ganhou esse nome por causa do Clube Warehouse, onde surgiu pelas mãos do DJ Frankie Knuckles, reverenciado hoje em dia como o criador do estilo. Era basicamente um reaproveitamento das velhas músicas de discoteca, e depois misturadas com um estilo criado na Europa chamado Synth-Pop, e ganhou o mundo no final da década de 80, dominando praticamente todo o cenário dançante na década seguinte, em suas muitas variações, como Acid House, Deep House, Progressive House e Electro House.
A música dançante que surgiu nos anos 2000 é uma descendente direta daquele estilo, como o Techno, Trance e Psy, Hoje em dia, todos as músicas House que fizeram sucesso nos anos 80 e 90, chamamos de Flash House, e o estilo está na memória afetiva dos baladeiros do final do século passado. Aqui estão alguns dos maiores representantes da Flash House que marcaram as pistas no Brasil. Você lembra dessas músicas?
Erasure – A Little Respect
Rick Astley – Together Forever
Technotronic – Pump Up the Jam
Snap! – The Power
Corona – Rhythm of the Night
Information Society – What´s On Your Mind
Noel – Silent Morning
Linear – Sending All My Love
C+C Music Factory – Gonna Make You Sweat
MARRS – Pump Up the Volume