Os quarentões ou cinquentões que assistem hoje nos cinemas essa avalanche de filmes de heróis das eternas concorrentes Marvel e DC, dão um risinho de canto de boca e relembram que estavam presentes quando o primeiro grande filme de super-herói alcançou as telonas: Superman – O Filme, que está completando quarenta anos em 2018.
Relegados apenas a poucos telefilmes ou séries de TV, os super-heróis ganharam finalmente uma superprodução em 1978, ano em que o filme estreou nos Estados Unidos. Por aqui, Superman só chegou em 6 de abril de 1979, uma espera de quase seis meses em relação à estreia em seu país de origem. Foi a produção mais cara já feita até então, custando 55 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 220 milhões de dólares nos dias de hoje, e chegou a faturar 300 milhões de dólares, pouco mais de 1 bilhão em valores atuais.
Superman – O Filme conta a origem do herói, desde que seus pais o tiraram o planeta Krypton, que estava sendo destruído, e o mandaram para a Terra ainda bebê em uma minúscula nave. O pequeno Kal-El cai na Terra e é criado por uma família do interior, mas pouco se vê da infância e da adolescência do rapaz, focando mais na sua vida adulta, quando ele arranja um emprego do jornal Planeta Diário, como o repórter Clark Kent e principalmente quando ele faz suas primeiras aparições como Superman.
O elenco estelar era encabeçado por Marlon Brando, que fez Jor-El, o pai do herói, e por Gene Hackman, impagável no papel de Lex Luthor. O papel principal foi dado ao quase novato Christopher Reeve, um jovem com pouca experiência em cinema e TV, mas que os produtores escolheram para o papel assim que ele apareceu para o teste, com o terno amarrotado e o jeito desajeitado de Clark Kent. E até hoje, ninguém conseguiu representar melhor o herói do que ele.
Lois Lane foi vivida pela atriz Margot Kidder, já veterana em cinema e TV naquela época. A cena em que o Superman carrega Lois no colo em um passeio voando pela cidade ao som de uma versão instrumental de Can You Read My Mind se tornou icônica. Ouça a música com cenas do filme:
–Christopher Reeve se foi em 2004, depois de anos paralisado por conta de um acidente enquanto cavalgava. Margot Kidder, a eterna Lois Lane, morreu na última segunda (14), aos 69 anos. Infelizmente, ele não está mais aqui para voltar no tempo e evitar que ela morra, como no filme.