![Viaduto do Chá Antigo](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/viaduto-do-cha-antigo-acervo-museu-da-cid-de-sp1.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
O primeiro Viaduto do Chá: estrutura de metal da Alemanha e piso de madeira (Foto: Acervo Museu da Cidade São Paulo)
Projetado pelo arquiteto francês Jules Martin e inaugurado em 1892, o Viaduto do Chá foi pensado com o intuito de facilitar o acesso entre as colinas de plantação de chá – daí viria a inspiração do nome – dos donos de chácaras da região pertencentes ao marechal José Arouche de Toledo Rendon e ao barão de Itapetininga e o Vale do Anhangabaú.
Dado o processo de urbanização da cidade de São Paulo por volta de 1870, não fazia mais sentido descer a encosta da colina de um lado, atravessar a ponte sobre o Riacho Anhangabaú e sem seguida começar o processo de subida da encosta. Em 1877, Jules Martin apresentou o projeto do Viaduto com passagem em arco embaixo. Inaugurado em 1892, era cobrado um pedágio para a travessia até que, em 1896 foi encampado pela prefeitura e tornou o trajeto gratuito. Cerca de trinta anos depois, a estrutura – de madeira e metal – foi substituída pois tremelicava demais e desde então é a mesma que atravessamos.
![Viaduto do Chá](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/viaduto-do-cha-hj-ricardo-d-angelo1.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Viaduto do Chá: projetado para ligar o Centro Velho ao Centro Novo, região atual do Teatro Municipal. (Foto: Ricardo D’Angelo)
Por Gabriel Bentley