Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Um dos shoppings mais antigos do Brasil fica em São Paulo

Shopping Center Lapa, que completa 50 anos de história, originalmente abrigava sessenta negócios, entre eles a Casas Buri e a Faculdade Flamingo

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 nov 2018, 06h00 - Publicado em 23 nov 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Inaugurado em 24 de novembro de 1968 com 9 000 metros quadrados espalhados por três andares, o Shopping Center Lapa está se tornando cinquentão. Trata-se de um dos primeiros centros de compras do Brasil, um projeto do engenheiro Alfredo Mathias, que dois anos antes havia lançado o Iguatemi, em Pinheiros. A cerimônia de abertura do Center Lapa contou com a bênção do então bispo auxiliar de São Paulo, dom José Thurler, e a presença do prefeito na época, o brigadeiro José Vicente Faria Lima.

    Publicidade

    Nos dias posteriores, o local foi palco de apresentações dos músicos Wilson Simonal, Moacyr Franco e Wanderley Cardoso e do humorista Chico anysio, bem como de desfiles das escolas de samba Unidos de Perus, de São Paulo, e império Serrano, do Rio de Janeiro. O vão central do edifício foi enfeitado com uma árvore de Natal criada pelo decorador Cyro Del Nero.

    Publicidade
    Shopping Center Lapa: 50 anos de história (Divulgação/Divulgação)

    Originalmente, o shopping abrigava sessenta negócios, entre eles a Casas Buri e a Faculdade Flamingo. Hoje tem 100 lojas e recebe um público estimado em cerca de 600 000 pessoas por mês. O empreendimento passou por revitalizações em 1998 e 2005, e agora planeja iniciar mais uma reforma até o fim deste ano, com renovação da fachada, melhoria na iluminação, novo projeto de paisagismo e troca de mobiliário. Antes de o Shopping Center Lapa ser construído, seu terreno abrigava uma fábrica têxtil.

    A Rua Catão, onde está instalado, começou a ser aberta em 1888 pelo engenheiro e empresário italiano Luiz Bianchi Bertoldi, que loteou a chamada Vila Romana, batizando-a em referência a seu país de origem. As vias do bairro homenageiam figuras históricas da roma antiga, como o senador Marco Pórcio Catão, que viveu entre 234 a.C. e 149 a.C.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.