Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

A história dos Três Patetas

Conheça as diversas formações do trio mais biruta das telas

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 abr 2017, 18h53
 (Columbia Pictures/Divulgação)
Continua após publicidade

Na década de 20, Ted Healey, um músico e comediante de teatro, tinha um número chamado Ted Healey e seus Patetas, onde contracenava com um par de assistentes atrapalhados. Eles eram os irmãos Moe e Shemp Howard. Mais tarde, o violinista Larry Fine se juntou a eles. Assim, os quatro formaram um grupo que rapidamente ficava conhecido pelo público. Em 1930 tiveram o primeiro filme de Hollywood pela Fox, chamado Soup to Nuts. O filme não foi muito bem, mas a Fox ofereceu um contrato ao grupo. Só que não quis incluir Ted Healey. Este foi o embrião dos Três Patetas.

curly-moe-larry
Curly, Moe e Larry (Columbia Pictures/Divulgação)

Ted Healey entrou na Justiça alegando que o trio usava material protegido por direito autoral, não deixando que eles atuassem. Em 1932, Moe e Larry voltaram a trabalhar com Healey, mas Shemp não quis fazer isso, preferindo atuar sozinho. Moe então sugeriu a entrada de seu irmão mais novo, Jerome Howard, logo apelidado de Curly. Em 1933, a MGM assinou contrato com o grupo, e eles participaram de diversos filmes, em conjunto, ou separados. No ano seguinte, o contrato terminou, e eles se separaram definitivamente de Ted Healey.

larry-shemp-moe
Larry, Shemp e Moe (Columbia Pictures/Divulgação)

Nesse mesmo ano, 1934, o trio, agora batizado de The Three Stooges, assinou contrato com a Columbia Pictures para a produção de curtas metragens que seriam exibidos antes das sessões principais nos cinemas. Entre 1934 e 1958, o Três Patetas fizeram 190 curtas metragens. A partir de 1958, esses curtas passaram a ser exibidos também na televisão, o que criou uma nova legião de fãs.

Continua após a publicidade
joe-moe-larry
Joe, Moe e Larry (Columbia Pictures/Divulgação)

Durante esses 24 anos de produção de curtas, o trio mudou algumas vezes. Em 1946, Curly sofreu um derrame cerebral, e Shemp voltou ao trio. Em 1955, Shemp morreu, e Joe Besser ingressou no grupo, ficando até o final do contrato com a Columbia, em 1958. Entre 1959 e 1965, os Três Patetas estrelaram uma série de longas metragens, agora com Joe de Rita como o terceiro pateta. Ele foi batizado de Curly-Joe.

curlyjoe-moe-larry
Larry, Moe e Curly-Joe (Columbia Pictures/Divulgação)
Continua após a publicidade

Na segunda metade dos anos 60, os Três Patetas voltaram à Columbia para estrelar uma série de desenhos animados. No início de cada episódio, eles apareciam em filme e, pela primeira vez, em cores. E no final dos anos 70, a Hanna-Barbera lançou o desenho Os Robobos (The Bionic Stooges), em que os Três Patetas são robôs.

desenho
O desenho dos Três Patetas dos anos 60 (Columbia Pictures/Divulgação)

 

robobos
Os Robobos (Hanna-Barbera/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em 2012, a Fox produziu um longa metragem para o cinema em homenagem aos Três Patetas. A maioria das pessoas ficou meio com a pulga atrás da orelha quando soube do filme, mas até que ele não é ruim. O ator Will Sasso, que interpreta o Curly, está excelente no papel, e segura o filme!

filme
Filme Os Três Patetas de 2012 (Fox/Divulgação)

Há mais de oitenta anos, gerações inteiras se divertem com o trio mais biruta da tela, e não tenha dúvida que as próximas gerações também farão isso. Os Três Patetas, que na verdade são seis, serão sempre imortais.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.