Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

A história da dupla Dom & Ravel

A parceria cearense que marcou o Brasil dos anos 70 com hinos ufanistas

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 mar 2018, 12h23

Quem hoje está beirando as cinco décadas de vida deve se lembrar de uma dupla de irmãos cearenses que conheceu o sucesso no mundo da música nos anos 70, cantando principalmente canções de grande apelo emocional e ufanista, e que acabou caindo nas graças do então governo militar da época.

Eustáquio e Eduardo Gomes de Farias, ou melhor, Dom e Ravel chegaram em São Paulo ainda crianças, nos anos 50, vindos da pequena cidade de Itaiçaba, no Ceará. Já no final da década seguinte, tentaram uma carreira no disco e lançaram o LP Terra Boa, que trouxe o primeiro grande sucesso deles, a música Você Também é Responsável, que acabou sendo usada dois anos depois como uma espécie de hino ao recém criado Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização – órgão criado no governo militar para melhorar o nível de alfabetização no país que buscava ser uma nação desenvolvida.

 

Ouça Você Também é Responsável

Continua após a publicidade

 

O fato, no entanto, não foi visto com bons olhos pela comunidade artística, que acabou taxando os irmãos de puxas-saco do governo militar, o que se agravava ainda mais com as novas composições da dupla, a maioria enaltecendo o Brasil, coisa que agradava muito aos militares do governo. São dessa fase os sucessos Obrigado ao Homem do Campo, Só o Amor Constrói, e principalmente Eu Te Amo, Meu Brasil, composta pela dupla e gravada pelo conjunto Os Incríveis.

Continua após a publicidade
Dom & Ravel com Os Incríveis (Reprodução/Veja SP)

 

Em sua defesa, eles diziam que nunca tinha composto uma música encomendada pelo governo, e que a apropriação de suas composições pela ditadura era feita sem qualquer consentimento. Eles só não reclamavam justamente por medo de represália dos militares. Apesar do grande sucesso entre o público em geral, os irmãos não agradavam a esquerda do país, de políticos a artistas.

Continua após a publicidade

Para tentar amenizar o mal-estar que essa situação gerou, a dupla compôs em 1974 a música Animais Irracionais, que criticava duramente as injustiças sociais do país, mas isso os levou a serem odiados também pelos militares e seus seguidores. No final dos anos 70, tanto a esquerda quanto a direita do país acusavam a dupla de enaltecer o outro lado.

Ouça Animais Irracionais:

https://youtu.be/mTY7WcNFmlk

Continua após a publicidade

 

Donos de um talento incomparável, a dupla compôs canções que ainda hoje estão vivas na memória de quem viveu aquela época, principalmente de quem era criança. Infelizmente, graças a esta suposta ligação com o regime militar, eles foram abandonados pela mídia nas décadas seguintes. Eustáquio, o Dom, morreu em 2000 de câncer no estômago. Seu irmão Eduardo, o Ravel, morreu em 2011, de ataque cardíaco.

Alguns discos lançados pelos irmãos (Reprodução/Veja SP)

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.