Série ‘A Mulher da Casa Abandonada’ traz atenção para Hilda dos Santos
Produção dirigida por Katia Lund apresenta relato de mulher mantida ilegalmente como trabalhadora doméstica nos Estados Unidos

O podcast de sucesso A Mulher da Casa Abandonada, produzido por Chico Felitti, é transformado em uma série de três episódios.
A obra, dirigida por Katia Lund, reúne depoimentos de testemunhas, áudios e imagens de arquivo inéditos sobre a história de Margarida Bonetti, moradora de uma mansão em ruínas no Higienópolis.
Ela foi acusada, junto do ex-marido, de agredir e manter ilegalmente uma trabalhadora doméstica brasileira nos Estados Unidos, durante os anos 2000.
A grande preocupação sobre a produção era ser uma reprodução do conteúdo do podcast, mas não é o caso (ufa!). A série não só apresenta novos desdobramentos como dá atenção para Hilda do Santos, vítima do caso — e a pessoa que mais merece ser ouvida.
Ela fala abertamente sobre o que passou na casa e deixa evidente a crueldade de Margarida — que não é só uma mulher peculiar.
Com isso, a diretora da produção humaniza a narrativa e contribui para não fazer espetáculo da dor, ao propor uma ferramenta e escuta ativa pela mudança.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2025, edição nº 2960