Como a produção de ‘Senna’ reconstituiu casa do piloto e cenário da Xuxa
Confira informações exclusivas e números sobre os bastidores da série da Netflix que já é um sucesso
Uma das séries mais aguardadas do ano, Senna estreou na Netflix na sexta-feira (29) e vem chamando atenção, entre tantos atributos positivos, pela qualidade do design de produção (responsável pelos elementos visuais de um filme, como os cenários), assinado por Fred Pinto.
A produção, dirigida por Vicente Amorim e Júlia Rezende, dramatiza a vida do ídolo brasileiro do automobilismo, interpretado por Gabriel Leone.
A série vai da figura pública à intimidade do ícone, apresentando o divórcio de Lilian Vasconcellos (Alice Wegmann), idas e vindas do amor com Xuxa (Pâmela Tomé) e Adriane Galisteu (Julia Foti), relação com família e batalha pessoal para conquistar seu lugar na Fórmula 1.
O departamento de arte do projeto teve a colaboração de 300 profissionais, com diretores em cada país onde foi gravado (Brasil, Argentina, Uruguai, Reino Unido e Irlanda do Norte).
Para remontar os cenários, parte da equipe visitou o Instituto Ayrton Senna e recebeu fotos da família, que responderam às solicitações e dúvidas da equipe, sobre como era o quarto de Ayrton ou que roupas ele costumava vestir, por exemplo.
A casa em que Senna e Lilian Vasconcellos, sua primeira mulher, moraram na Inglaterra foi recriada em um estúdio em São Paulo. O cenário foi criado para que casasse com a fachada externa da casa, filmada no Reino Unido.
O mesmo local na capital paulista recebeu a réplica autoral do cenário do Xou da Xuxa, para filmar a participação de Senna no programa da apresentadora, em 1988.
Outro lugar que recebeu atenção da equipe de design de produção é o pitwall, onde ficam os engenheiros e estrategistas durante o fim de semana de GP, monitorando o desempenho do carro e dos pilotos. Eles reconstruíram, por meio de fotos, objetos que nem existem mais.
“Havia uma máquina que aparecia em todas as fotos de referência, mas ninguém sabia informar o que era. Mesmo assim, foi reproduzida”, ele conta.
A série passa pelas décadas de 60, 70, 80 e 90. “Chegamos à conclusão de que não era interessante cada década ter uma cor, mas sim fazer essas mudanças de acordo com as escuderias (por onde Senna passou). Ele foi campeão numa equipe que havia a predominância de uma cor vermelha, então nessa época havia esse domínio”, explica o designer de produção.
Números dos bastidores de Senna
- Cerca de 60 caminhões transportaram figurinos, adereços, equipamentos técnicos e cenários na mudança de país para as filmagens;0
- Cerca de 200 figurantes participaram da filmagem do programa da Xuxa, entre pais, crianças e equipe de TV;
- Filmado em 5 países (Brasil, Argentina, Uruguai, Reino Unido e Irlanda do Norte);
- Com pós-produção e VFX em 4 países (EUA, Canadá, Espanha e Brasil);
- Um total de 325 diárias de filmagem entre Unidade A, Unidade B, Performance e LED;
- Uma equipe principal de 2.206 pessoas, sendo 569 brasileiros;
- Contando toda a equipe de VFX e produção, tivemos um total de 3.374 pessoas;
- Elenco total de 231 atores e atrizes de 9 países diferentes, representando 18 nacionalidades;
- 14.446 figurantes.