‘Pinguim’ expande universo de ‘Batman’ com Colin Farrell em destaque
O vilão Oz Cobb ganha história humanizada, com elenco espetacular, sobre sua origem e busca por respeito em Gotham
O universo de Batman (2022), do diretor Matt Reeves, está sendo expandido. O spin-off Pinguim, desenvolvido por Lauren LeFranc para a HBO, volta a atenção para o personagem do título. Colin Farrell retorna ao papel, agora como protagonista da história.
O vilão, cujo verdadeiro nome é Oswald Cobblepot, ou Oz Cobb, quer obter controle sobre Gotham. Com a morte de seu chefe, no final do filme de Reeves, há uma lacuna de poder e uma oportunidade para Cobb ascender na hierarquia do crime organizado, após anos sendo rejeitado.
Um dos primeiros passos é assassinar Alberto, o herdeiro do chefe morto. Quando Sofia (Cristin Milioti), a filha mais nova do antigo cabeça do crime, deixa o hospital Arkham, ela logo começa a suspeitar do envolvimento do Pinguim na morte do irmão.
Nessa rivalidade, Cobb contrata o assistente Victor (Rhenzy Feliz), um garoto que perdeu a família e tenta sobreviver sozinho. A relação entre os dois vira uma vitrine da humanização do vilão, junto do contexto da mãe psicologicamente instável.
Os dois primeiros episódios, disponíveis na Max, já realizam com sucesso tudo o que um spin-off deve fazer: dar mais atenção a um personagem secundário. O elenco está fenomenal, com destaque para Farrell.
Os trabalhos de caracterização e design de produção são a cereja do bolo para esta série bem elaborada.
NOTA: ★★★★☆
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de outubro de 2024, edição nº 2913