‘Paris, Texas’ retorna aos cinemas em versão restaurada em 4K
Relançamento do vencedor da Palma de Ouro em 1984 celebra aniversário de 40 anos e de 80 anos de Wim Wenders

Clássico do cinema e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Paris, Texas retorna aos cinemas em versão restaurada em 4K. O relançamento celebra as quatro décadas da obra e o aniversário de 80 anos do diretor alemão Wim Wenders.
Lançado originalmente em 1984, o filme narra a trajetória de Travis (Harry Dean Stanton), que ressurge após quatro anos desaparecido e em estado de exaustão em um deserto no Texas.
Com a ajuda do irmão, Walt (Dean Stanton), e da cunhada, Anne (Aurore Clément), ele passa a se reconectar com o filho, Hunter (Hunter Carson). O reencontro entre pai e filho se transforma em amizade e, aos poucos, leva Travis a buscar a ex-esposa desaparecida, Jane (Nastassja Kinski).
Com a direção magistral de Wenders e a belíssima fotografia de Robby Müller, cada cena transborda a telona, ainda mais agora com a alta definição. Ainda com grande roteiro e atuações, o longa se tornou uma obra cult e atemporal, que fala sobre perda, erros, arrependimentos, família e amor.
Como foi a restauração de Paris, Texas
A restauração digital, realizada em 2024, partiu do negativo original em 35 mm, digitalizado em 4K no laboratório de restauro L’Immagine Ritrovata, em Bolonha (Itália).
O trabalho contou com apoio financeiro do CNC, além da Chanel e do German Film Heritage Funding Program (FFE), com correção de cores feita na Basis Berlin Postproduktion.
A iniciativa recoloca o filme em circulação em cópia de alta definição, reforçando a atualidade de sua narrativa e a importância de preservação de obras fundamentais da história do cinema.