Léa Garcia protagoniza mostra de filmes no CCBB com entrada gratuita
Programação acontece de 25 de maio a 23 de junho e terá 15 filmes protagonizados pela atriz carioca
Léa Garcia (1933-2023) é a estrela da nova mostra de filmes no Centro Cultural Banco do Brasil. Léa Garcia – 90 Anos faz uma retrospectiva da carreira da atriz carioca, com a exibição gratuita de quinze filmes protagonizados por ela, de 25 de maio a 23 de junho.
A abertura acontecerá no sábado (25), às 17h, com uma sessão de Orfeu Negro (1959), dirigido por Marcel Camus, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. O longa, baseado na obra de Vinícius de Moraes, venceu a Palma de Ouro no evento e o Oscar de melhor filme internacional pela França.
A programação também inclui os longas Ganga Zumba (1963), de Cacá Diegues, O Forte (1973), de Olney São Paulo, Feminino Plural (1976), de Vera de Figueiredo, A noiva da cidade (1978), de Alex Viany, Mulheres do Brasil (2006), de Malu di Martino, Um dia com Jerusa (2020), de Viviane Ferreira.
A seleção de obras com a figura icônica do cinema nacional teve a curadoria de Leonardo Amaral e Ewerton Belico.
Além das exibições, a mostra terá também sessões comentadas por pesquisadores e realizadores que trabalharam com Léa, destacando seu pioneirismo como mulher negra no cinema.
No dia 1/6 (sábado), às 14h, o realizador Joel Zito Araújo terá uma fala após a sessão de As Filhas do Vento. Em 8/6 (sábado), também às 14h, a convidada é a pesquisadora Mariana Queen Nwabasili, após a exibição de Compasso de Espera. No dia 21/6 (sexta), às 16h, é a vez do professor e cineasta Juliano Gomes, com o filme Ladrões de Cinema.
Com o evento, um catálogo online será disponibilizado ao público com críticas e artigos raros sobre a trajetória da artista.
A programação completa está no site do CCBB SP.
Serviço
Léa Garcia — 90 anos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 25 de maio a 23 de junho
Ingressos gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
Classificação indicativa: de Livre a 16 anos (consultar programação)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP