Após peça e exposição, Bia Lessa lança filme poético sobre ‘Grande Sertão’
‘O Diabo na Rua no Meio do Redemunho’ é estrelado por Caio Blat e Luiza Lemmertz e tem corpo nu como instrumento narrativo
A atriz e diretora Bia Lessa debruça-se há anos sobre o clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. Depois de uma exposição no Museu da Língua Portuguesa e uma peça que rodou por diversas capitais, a paulistana lança agora nos cinemas O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, título em referência à famosa frase da obra.
Com o mesmo elenco da peça, o filme narra as já conhecidas aventuras do jagunço Riobaldo (Caio Blat) no sertão mineiro. Ao longo da trajetória, ele se apaixona por Diadorim (Luiza Lemmertz), que o faz levantar questões sobre afeto, identidade e religiosidade.
Sem linearidade, o protagonista remonta os acontecimentos e os intercala com reflexões sobre a vida, a moralidade, crenças populares e tradições.
O trabalho de Bia foi tão impactante que influenciou a criação de um outro filme inspirado na obra, de Guel Arraes, lançado em junho. O cineasta recifense escalou Blat após vê-lo em uma apresentação da peça.
As comparações entre as duas produções são inevitáveis, mas têm abordagens completamente diferentes. Enquanto Arraes adotou um tom urbano distópico, Bia seguiu uma linha mais fiel ao livro.
Direção e roteiro fazem jus à obra e o elenco brilha nas performances, especialmente pelo uso do corpo como instrumento narrativo.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de agosto de 2024, edição nº 2906