Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre as estreias da semana no cinema e no streaming
Continua após publicidade

‘A Grande Fuga’ conta história real da última aventura de veterano de guerra

Filme dirigido por Oliver Parker tem Michael Caine e Glenda Jackson (1936-2023) no elenco, expressando seu amor pelo cinema

Por Mattheus Goto
Atualizado em 27 jun 2024, 18h10 - Publicado em 27 jun 2024, 16h30

O tempo, a guerra, a culpa e a morte. Assuntos complexos e frequentemente difíceis de serem tratados são abordados com leveza em A Grande Fuga, em cartaz nos cinemas.

O filme dirigido por Oliver Parker se inspira numa história real, a de Bernard Jordan, um veterano da Segunda Guerra Mundial que, aos 89 anos, fugiu de sua casa de repouso em Hove, Inglaterra, rumo a Normandia, na França, para celebrar o 70º aniversário do Dia D.

Na ocasião, o intuito era prestar homenagem aos companheiros de guerra, mas também celebrar o aniversário de 60 anos de casamento com a esposa Rene. A aventura durou apenas 48 horas, mas foi suficiente para torná-lo notícia e um “verdadeiro herói” pelo mundo.

Flashbacks da guerra
Flashbacks da guerra (Divulgação/Divulgação)
Rene (à dir.) espera o retorno de Bernie na casa de repouso
Rene (à dir.) espera o retorno de Bernie na casa de repouso (Divulgação/Divulgação)

A missão honrosa de transportar essa figura emblemática para as telonas foi assumida por Michael Caine. O ator britânico, de 91 anos, com uma carreira igualmente epopeica, era a escolha perfeita para o papel. Até então aposentado, ele pensou em recusar o trabalho, mas aceitou quando soube de uma cena entre o protagonista e um grupo de alemães — um encontro de antigos rivais, deixando para trás as diferenças.

Os sentimentos de humanidade e de reconciliação com o passado predominam no filme. Juntam-se a eles as reflexões sobre a idade e o amor. igualmente certeira foi a escalação de Glenda Jackson (1936-2023) como Rene, em seu último papel no cinema.

A presença dos dois talentos, vencedores do Oscar, é um presente para o espectador. Com histórias inspiradoras, eles manifestam sua gratidão à cinematografia. O roteiro e a fotografia acompanham as notas dessa sinfonia saudosista e emocionante.

Continua após a publicidade

NOTA: ★★★☆☆

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.