‘A Garota da Vez’ mostra caso real de serial killer em programa de namoro
Estreia de Anna Kendrick na direção de um longa coloca mulheres no centro da narrativa
Anna Kendrick é conhecida por seus papéis em musicais, comédias e romances. Em sua estreia diretorial nas telonas, a atriz explora um gênero diferente, o suspense. A Garota da Vez conta a história real do serial killer Rodney Alcala (Daniel Zovatto).
A lista oficial de assassinatos do criminoso tem oito mulheres, mas há mais de 130 possíveis vítimas. A estrutura do filme, ambientado nos anos 1970, gira em torno do programa de namoro “The Dating Game”, com bastidores e flashbacks. O psicopata é um dos pretendentes da aspirante a atriz Cheryl Bradshaw (Anna Kendrick) — o que de fato aconteceu, por isso ficou conhecido como “The Dating Game Killer”.
Ela escolheu Alcala como vencedor do jogo, mas logo começou a desconfiar que havia algo errado no perfil de bom moço.
A diretora optou por revelar desde o começo o rosto do assassino, o que tirou a tensão do mistério e depositou-a na incerteza da sobrevivência das vítimas.
Outra escolha relevante foi retratar o sofrimento das mulheres e dos estigmas machistas que vivem até hoje, levando-as do medo à ira. Mostra que elas têm suas vidas e narrativas e não devem ser reduzidas às estatísticas de um serial killer.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de outubro de 2024, edição nº 2915