Primeiro gole: saiba como adentrar no mundo dos vinhos
Confira dicas de como começar a conhecer os tipos e estilos da bebida

Entrar no mundo dos vinhos pode parecer como abrir um livro em uma língua desconhecida: tantos nomes, estilos, países… Mas como em qualquer nova paixão, o melhor ponto de partida é a curiosidade — e o prazer. Para o paladar brasileiro, que muitas vezes prefere bebidas frutadas, suaves e aromáticas, há estilos mais amigáveis para esse início.
Os brancos são ótimos para quem está nessa fase. Costumam ser mais leves, refrescantes e fáceis de harmonizar com o clima do Brasil. Os chamados aromáticos são especialmente cativantes: feitos com uvas como moscato ou torrontés, trazem perfumes de frutas tropicais, flores e especiarias suaves. A uva sauvignon blanc oferece opções vibrantes, com notas de limão, maracujá e ervas frescas.
Os rosés combinam a leveza dos brancos com um toque de estrutura dos tintos. Os de cor clara e perfil seco, comuns no sul da França ou no sul do Brasil, são ótimos para praia ou piscina e mostram-se versáteis à mesa.
Muitos iniciantes têm receio dos tintos por causa dos taninos — aquela sensação de secura na boca. Há muitas opções macias. Uvas como pinot noir e gamay (presente nos vinhos beaujolais) geram tintos de corpo leve a médio, com aromas de frutas vermelhas frescas e taninos suaves.
O gosto brasileiro também aprecia tintos mais escuros e encorpados, desde que macios e sem aspereza de taninos e acidez mais marcados. Para isso, boas escolhas são os merlots de corpo médio, textura aveludada e sabores de ameixa e chocolate; os de primitivo, típicos do sul da Itália, com bastante fruta madura e pouca acidez; e os de carmenère, destaque no Chile, com perfil redondo, notas de frutas negras e especiarias, e taninos bem domados.
Os espumantes são um convite ao prazer imediato. Refrescantes, leves e festivos, vão bem com entradas, pratos principais e até sobremesas. Além disso, as borbulhas ajudam a tornar a experiência mais leve e divertida.
A melhor dica para quem está principiando é: experimente. Leia rótulos, peça sugestões, vá a degustações. Identifique o que agrada o seu paladar. Comece hoje.

ALÍSIOS MOSCATEL. Feito na região baiana do Vale do São Francisco com uvas moscato giallo e moscato bianco, pelo método asti, com 7,5% de álcool. Amarelopalha com reflexos esverdeados. Aroma de bom ataque, muito fresco, com notas florais, rosa, abacaxi, mel. Paladar leve, doce, refrescante. R$ 99,90, na Evino.
YELLOW TAIL SHIRAZ. Da vinícola Casella Family Brands de New South Wales, Austrália, é um dos tintos mais vendidos do mundo. Tem aroma frutado, ameixa, amora, com toques de especiarias. Paladar de médio corpo, macio, levemente adocicado. É ideal para para quem busca um vinho descomplicado e fácil de beber. R$ 89,99, na Cantu Grupo Wine.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de maio de 2025, edição nº 2945.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android