Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Vinho e Algo Mais

Por Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti

Primeiro gole: saiba como adentrar no mundo dos vinhos

Confira dicas de como começar a conhecer os tipos e estilos da bebida

Por Marcelo Copello
23 Maio 2025, 06h00
Duas taças brindando com vinho rosé
O primeiro gole: por onde começar? (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Entrar no mundo dos vinhos pode parecer como abrir um livro em uma língua desconhecida: tantos nomes, estilos, países… Mas como em qualquer nova paixão, o melhor ponto de partida é a curiosidade — e o prazer. Para o paladar brasileiro, que muitas vezes prefere bebidas frutadas, suaves e aromáticas, há estilos mais amigáveis para esse início.

Os brancos são ótimos para quem está nessa fase. Costumam ser mais leves, refrescantes e fáceis de harmonizar com o clima do Brasil. Os chamados aromáticos são especialmente cativantes: feitos com uvas como moscato ou torrontés, trazem perfumes de frutas tropicais, flores e especiarias suaves. A uva sauvignon blanc oferece opções vibrantes, com notas de limão, maracujá e ervas frescas.

Os rosés combinam a leveza dos brancos com um toque de estrutura dos tintos. Os de cor clara e perfil seco, comuns no sul da França ou no sul do Brasil, são ótimos para praia ou piscina e mostram-se versáteis à mesa.

Muitos iniciantes têm receio dos tintos por causa dos taninos — aquela sensação de secura na boca. Há muitas opções macias. Uvas como pinot noir e gamay (presente nos vinhos beaujolais) geram tintos de corpo leve a médio, com aromas de frutas vermelhas frescas e taninos suaves.

O gosto brasileiro também aprecia tintos mais escuros e encorpados, desde que macios e sem aspereza de taninos e acidez mais marcados. Para isso, boas escolhas são os merlots de corpo médio, textura aveludada e sabores de ameixa e chocolate; os de primitivo, típicos do sul da Itália, com bastante fruta madura e pouca acidez; e os de carmenère, destaque no Chile, com perfil redondo, notas de frutas negras e especiarias, e taninos bem domados.

Continua após a publicidade

Os espumantes são um convite ao prazer imediato. Refrescantes, leves e festivos, vão bem com entradas, pratos principais e até sobremesas. Além disso, as borbulhas ajudam a tornar a experiência mais leve e divertida.

A melhor dica para quem está principiando é: experimente. Leia rótulos, peça sugestões, vá a degustações. Identifique o que agrada o seu paladar. Comece hoje.

Duas garrafas com fundo branco
Sugestões de rótulos (Reprodução/Divulgação)
Continua após a publicidade

ALÍSIOS MOSCATEL. Feito na região baiana do Vale do São Francisco com uvas moscato giallo e moscato bianco, pelo método asti, com 7,5% de álcool. Amarelopalha com reflexos esverdeados. Aroma de bom ataque, muito fresco, com notas florais, rosa, abacaxi, mel. Paladar leve, doce, refrescante. R$ 99,90, na Evino.

YELLOW TAIL SHIRAZ. Da vinícola Casella Family Brands de New South Wales, Austrália, é um dos tintos mais vendidos do mundo. Tem aroma frutado, ameixa, amora, com toques de especiarias. Paladar de médio corpo, macio, levemente adocicado. É ideal para para quem busca um vinho descomplicado e fácil de beber. R$ 89,99, na Cantu Grupo Wine.

Publicado em VEJA São Paulo de 23 de maio de 2025, edição nº 2945.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.