Entenda o que são vinhas velhas no mundo do vinho
Nova resolução define quais uvas ou vinhedos se encaixam no conceito, o que facilita a comunicação entre produtores, comerciantes e consumidores

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) estabeleceu diretrizes claras sobre as vinhas velhas, conforme a resolução OIV-VITI 703-2024. Uma vinha velha é definida como uma planta individual oficialmente documentada com 35 anos ou mais, independentemente de outros fatores — ou seja, uma videira plantada há no mínimo 35 anos.
No caso de plantas enxertadas, o procedimento deve ter sido feito há 35 anos ou mais — é uma prática comum enxertar plantas novas sobre raízes mais velhas, e, neste caso, a idade que conta é a da mais nova e não a da velha raiz.
A resolução da OIV regulamenta ainda o termo “vinhedo de vinhas velhas”, que deve ser “uma área contínua e legalmente delimitada, onde pelo menos 85% das videiras atendem à definição de vinha velha”.
Essa padronização internacional visa valorizar e proteger vinhedos antigos, reconhecendo sua importância histórica, cultural e enológica. Com raízes mais profundas, tendem a produzir líquidos de maior concentração e complexidade. Além disso, essas videiras demonstram maior resiliência a variações climáticas e contribuem para a biodiversidade dos terroirs.
A adoção das definições pela OIV também facilita a comunicação entre produtores, comerciantes e consumidores, assegurando transparência quanto às características dos vinhos rotulados como provenientes de vinhas velhas.
Há um outro termo comumente associado ao assunto, que é o field blend, que denota um vinhedo com vários tipos de uvas plantadas misturadas, muitas vezes brancas e tintas, técnica comum no passado. Mas é importante frisar que ser de vinhas velhas não significa ser um field blend nem vice-versa.

LAS ALDEAS BOBAL 2020
Da Bodega Murviedro, da região Utiel-Requena, na Espanha. De vinhas de 65 anos da cepa bobal, com cinco meses em carvalho francês. R$ 139,90, na Evino.
VALLADO RESERVA FIELD BLEND 2018
Da Quinta do Vallado, no Douro (Portugal), de vinhas velhas com idades entre sessenta e 100 anos. Field blend de 35 castas, como tinta roriz, tinta amarela e touriga franca. R$ 549,90, na Grand Cru.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de janeiro de 2025, edição nº 2927.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android