Imagem Blog

Vinho e Algo Mais

Por Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti

Saiba tudo sobre a chardonnay, a rainha das uvas brancas

Originária da região da Borgonha, variedade é usada na produção de espumantes e de vinhos sem bolhas

Por Marcelo Copello
7 fev 2025, 08h00
Chardonnay é uma uva originária da Borgonha
Chardonnay: uma das uvas mais cultivadas e admiradas do mundo (Comp/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

A chardonnay, originária da Borgonha, é uma das uvas mais cultivadas e admiradas do mundo. A versatilidade e capacidade de refletir o terroir a tornam referência em vinhos tranquilos e em espumantes.

É fruto do cruzamento natural entre a pinot noir e a gouais blanc, combinação que une a elegância e complexidade da primeira à alta resistência e produtividade da segunda, variedade que se adapta a diferentes climas e solos.

De maturação precoce, a chardonnay é ideal para regiões frescas, onde preserva a acidez vibrante. Os cachos são compactos, com bagas de pele fina e amarelo-dourada, características que a tornam suscetível a doenças fúngicas, exigindo manejo cuidadoso.

No entanto, a afinidade por solos calcários — como os da Borgonha — e a adaptabilidade a climas diversos são marcantes. No frio, como em Chablis, resulta em vinhos austeros e minerais, com notas de maçã verde, limão e pedra molhada.

Em climas moderados, como na Borgonha central, entrega líquidos equilibrados, com aromas de frutas de caroço e nozes. Em regiões quentes, como Califórnia e Austrália, exibe opulência, revelando frutas tropicais, mas pode perder acidez se colhida tardiamente.

Continua após a publicidade

Os estilos da bebida variam amplamente. Quando vinificada sem madeira, destaca-se por frescor e mineralidade, como em Chablis. Se é fermentada e amadurecida em barricas, ganha complexidade, com notas de baunilha, manteiga e caramelo, características de regiões como Meursault e Sonoma.

Em Champanhe, a chardonnay aparece sozinha nos blanc de blancs ou aporta frescor e elegância a cortes com pinots noir e meunier.

Garrafas com fundo branco
Sugestões de rótulos: com uvas brancas (Reprodução/Divulgação)
Continua após a publicidade

Planeta Chardonnay Menfi DOC 2021. Da vinícola Planeta, da Sicília (Itália). 100% chardonnay, com doze meses em barricas francesas, 13,5% de álcool. Encorpado, com muito caráter. R$ 739,90, na Grand Cru.

T.H. [Terroir Hunter] ChardonnaY 2022. Da vinícola Undurraga, com uvas do Vale do Limarí, um dos melhores do Chile para a chardonnay, com dez meses sobre borras, parte em barricas, com elegância e frescor. R$ 159,90, na Wine.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de fevereiro de 2025, edição nº 2930.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.