29 coisas com as quais as meninas dos anos 90 vão se identificar
De quais você lembra?

Ah, os anos 90. Até hoje você ri das suas fotos com aquelas calças baggy, quando lembra dos pôsteres dos Backstreet Boys na sua parede e nos momentos que reflete sobre a quantidade de adesivos que você colava e carregava para lá e para cá.
+ Vinte looks dos Backstreet Boys que deixaram saudades
Apesar disso, você não consegue entender como acabaram com as melhores guloseimas da época, como o Biscoito Fofy e os pirulitos Dip n’lik. Lembrar de como foi ser menina nessa época em São Paulo provavelmente te remete a gargantilhas, matinês na Krypton e passeios no Playcenter “cazamiga”. E por mais que insistam que tudo aquilo era muito brega, é impossível não achar que foi o momento mais legal de todos. Confira abaixo uma lista que vai te fazer voltar ao passado:
1. Papel de carta
Se havia uma coleção que era moda absoluta entre as meninas, era o papel de carta. Fosse para mandar um recadinho para as amigas na aula, junto com um presente de aniversário ou colecionar quase em um nível de acumulação compulsiva. Esse item era indispensável – e quanto mais colorido (e perfumado) melhor.
2. Boybands
Pode admitir: a adolescente que ainda vive em você pira ao lembrar do cabelo perfeitamente arrumado com gel do Justin Timberlake. As coreografias de bandas como o ‘N Sync, Backstreet Boys e Five ainda estão em algum lugar da sua cabeça até hoje.
3. Girlbands

TLC, All Saints e Spice Girls são bandas que já devem ter tido um espaço no seu quarto. Para quem foi menina nos anos 90, desejar ser a Victoria Beckham era quase uma ação involuntária.
4. Jaqueta jeans do Hard Rock Café

Esse ícone da moda teen dos anos 90 com certeza te pegou em algum momento. Era só colocar esse item do seu vestuário que você já se sentia um pouco mais descolada.

5. Pakalolo
Essa marca era a queridinha de toda garota dos anos 90. Desde as calças jeans, elásticos de cabelo, moletons e camisetas, tudo era válido no guarda-roupa. Mal sabia você (e seus pais, claro) que “pakalolo” na verdade é uma gíria havaiana para maconha.
6. SidePlay
Tão queridinha como a Pakalolo, a SidePlay costumava vir com as estampas mais fofas de personagens da Warner, como os Looney Tunes (sério, quem não amava esse desenho? <3).
7. Calça baggy
A regra aqui é conforto. Nenhuma menina dessa época resistiu à famosa calça largona, que podia ser jeans ou no estilo camuflado.
8. Tênis Keds
Muitas meninas nunca iriam acreditar, mas a moda do Keds voltou. Queridinho das adolescentes, é possível vê-los em diversas comédias românticas dos anos 90. A única coisa complicada era o cheiro depois de usado, que podia se alastrar pelo quarto todo e fazer você ter uma briga com a sua mãe, que insistia em jogá-lo fora.
9. Gargantilha
Falando de moda daquela época que está marcando presença em 2017, as gargantilhas voltaram com tudo. Apesar de elas te pinicarem um pouco, você sempre se sentia um pouco mais poderosa colocando o acessório.
10. Slap bracelets
Quem não se lembra dos divertidos slap bracelets? Tem jeito mais legal de colocar uma pulseira do que jogando ela no seu braço? Sinceramente, não dá nem para entender por que acabaram com isso.
11. Brincos adesivos
A moda nos anos 90 era realmente uma coisa impressionante, e você tinha a opção de usar ADESIVOS como brincos.
12. Stickers
E, falando em adesivos, a febre também eram os stickers, que podiam ser colados na janela do quarto, em portas, em cadernos, agendas e basicamente onde você quisesse colocar suas figuras ou seus personagens favoritos. Trocas de adesivos também eram uma das suas atividades preferidas com as amigas.
13. Neoprints

Talvez não houvesse um momento em que você se sentisse mais próxima das suas bff’s do que quando vocês iam em uma máquina de neoprint. Tirar as fotos e depois receber os miniadesivos com as imagens era a sensação mais legal do mundo (até porque, como já vimos, todo mundo dessa época AMAVA adesivos).
14. Tazos

Se você não corria para comprar um Cheetos para pegar o Tazo que havia dentro, você com certeza nasceu na década errada (ou seus pais cuidavam muito da sua alimentação). Criada em 1997, a primeira leva veio com os personagens da Looney Toones. A turma do Animanics e do Pink e o Cérebro chegaram logo depois, seguidos dos Tiny Toons e por último O Máscara.
15. Barbie
Não havia presente melhor para ganhar do que uma Barbie novinha. Escovar os cabelos (às vezes, bizarramente longos) e achar a roupa perfeita para a boneca era muitas vezes a melhor tarefa do dia. E era impossível ficar satisfeita: você provavelmente já quis o furgão da Barbie, a Ferrari da Barbie, a casa da Barbie, a churrasqueira da Barbie…
16. Anos Incríveis
Quem não suspirou e se apaixonou pela história do grande loser Kevin Arnold (Fred Savage)? E não se divertiu com seus amigos “Winnie” Cooper (Danica McKellar) e Paul Pfeiffer (Josh Saviano)? Você provavelmente se envolveu tanto com a trama que sente como se realmente fosse parte da turma dos Anos Incríveis. É muita nostalgia lembrar dos versos iniciais da canção de abertura “What would you do if I sang out of tune”, da música With A Little Help From My Friends, do Joe Cocker.
17. Chiquititas

Não vamos nos esquecer da novela Chiquititas, que acompanhou você a partir da metade dos anos 90. O orfanato dos sonhos fez toda menina rir e chorar com a Mili, a Carolina, a Tati…
Era irresistível assistir. Clássico da infância da década de 90, as crianças aprenderam desde simples tarefas como escovar os dentes até como construir bugigangas divertidas. O programa se mostrava a diversão de muitas meninas (e meninos) que acompanhavam as aventuras de Nino e sua turma. Quem nunca achou que poderia passar uma tarde com o Nino naquele palácio mágico?
19. Playcenter e Parque da Mônica
Provavelmente não tinha nada mais animador do que quando a excursão da escola era para o Playcenter ou Parque da Mônica. Sua reação era provavelmente um pouco como essa:
E, chegando lá, você ficava encantada e não sabia muito bem em qual brinquedo ir primeiro.
E no final do dia você ficava exausta.
20. Shoppings
Já que você não tinha idade para fazer muita coisa, seus passeios se resumiam aos shoppings da cidade. E naquela época não tinha tanta opção. Aposto que Ibirapuera, Center Norte e Eldorado você visitava bastante.
21. Matinês
Se a sua vida de baladas ainda não tinha começado, você podia começar a praticar nas matinês da capital. É bem provável que os seus primeiros beijos tenham sido na Krypton ou na Dolce, na Vila Olímpia, ou na Hangar 110 (aliás, o NXZero e o CPM 22 começaram lá), no Bom Retiro. E embora você quisesse se sentir legal na festa, você provavelmente se sentia assim:
22. Capricho
Mas quando você ficava em casa, tudo que queria era ficar trancada no quarto lendo a sua Capricho – e de preferência antes que a sua irmã ou amiga lesse primeiro. E depois picotasse a revista INTEIRA!
23. Ioio Nut Crem
E enquanto lia a revista, um Ioio Nut Crem, da Visconti, caía bem.
24. Biscoitos Fofy
Quem não se lembra dos biscoitos de ursinho da Nabisco? Quando eles saíram de linha (acho que ninguém superou isso ainda) foi provavelmente um marco para o fim da sua infância.
25. Dip n’lik
Esse doce é um dos símbolos mais nostálgicos da época. Nem importava que o pirulito não tinha muito gosto – tinha gosto, sim, beeem artificial. A melhor parte era colocá-lo dentro de um envelope cheio de cristais de açúcar, aromatizados nos sabores uva, cereja ou laranja e ficar “molhando”. Era item imprescindível em todas as festas de aniversário.
26. Chiclete Ploc
Não havia uma criança que não gostasse do chiclete Ploc. As charadas que vinham na embalagem e as tatuagens enroladas no doce valiam até mais que a guloseima (meio dura, à propósito). Aliás, os nomes dos sabores também eram sensacionais: horteluva, tuttilanja e morancaxi.
27. Skiny
Sua mãe provavelmente odiava quando você comia isso, mas você sempre dava um jeito de comprar escondido na escola.
28. Chicletes Mini
A pergunta é: por que acabaram com os chicletes Mini? Não tinha desafio maior do que colocar o máximo possível deles na boca e tentar fazer uma bola de chiclete enorme. É muita saudade 🙁
29. Tandy
E, para escovar os dentes depois de tudo isso, não podia faltar a pasta de dente Tandy, que vinha em vários sabores. E era sempre muito legal quando você dormia na casa de uma amiga que tinha um sabor diferente do produto.
E você, se identificou com os itens da lista? Compartilhe com a gente nos comentários!