Dia da Criança: 12 brinquedos clássicos que resistem nas prateleiras
Muitos dos nascidos nos anos 2000 não vão acreditar, mas é possível, sim, se divertir sem telas touch screen e videogames com reconhecimento de movimentos. As gerações dos anos 80 e 90 garantem! Às crianças de hoje, apresentamos uma lista com doze brinquedos de décadas passadas que ainda resistem nas prateleiras — alguns se foram […]
Muitos dos nascidos nos anos 2000 não vão acreditar, mas é possível, sim, se divertir sem telas touch screen e videogames com reconhecimento de movimentos. As gerações dos anos 80 e 90 garantem! Às crianças de hoje, apresentamos uma lista com doze brinquedos de décadas passadas que ainda resistem nas prateleiras — alguns se foram e agora retornaram, outros nunca saíram da moda. Diversão garantida ou o seu dinheiro de volta:
1. Aquaplay
Lançado em 1978, o jogo de pecinhas flutuante fez um sucesso danado, principalmente entre os meninos, ao longo da década de 80. Preço médio atual: 60 reais.
2. Puxa Puxa Batatinha
Se tivesse sido lançado nos dias de hoje, provavelmente se chamaria “puxa puxa saladinha” ou algo do tipo. Não que se preocupar com a saúde seja chato, mas quando o brinquedo surgiu, nos anos 90, as crianças tinham outras, digamos, prioridades. Preço médio atual: 35 reais.
3. Boca Rica
Espécie de caça-níquel da jogatina mirim, o brinquedo foi criado em 1984, quando a moeda brasileira ainda era o Cruzeiro. Preço médio atual: 65 reais.
4. Ferrorama
Sucesso de vendas da Estrela na década de 80 — todo garoto queria ter um desses! —, o trenzinho foi relançado em 2010. Preço médio atual: 210 reais.
5. Detetive
Coronel Mostarda e sua turma: desde 1949 (!) sob a mira de crianças-investigadoras no desfecho de crimes enigmáticos. Preço médio atual: 65 reais.
5. Pula Pirata
Lançado em 1978, o jogo persiste por 35 anos com um objetivo muito simples: não deixe o pirata escapar do barril. Preço médio atual: 55 reais.
6. Pula Macaco
Esqueça os Angry Birds. Aqui, ganha quem arremessar mais macacos na árvore. Preço médio atual: 35 reais.
7. Jogo da Vida
Parece aula de economia, mas é só um brinquedo: esse tabuleiro vem, há anos, ensinando a garotada a planejar as finanças pessoais, gerenciar uma família, comprar e vender bens, pagar notas promissórias… Preço médio atual: 85 reais.
8. Pinote
Acredite: o burrinho rebelde que joga tudo para o alto exige tanta (ou mais) destreza quanto um jogo de videogame feito com gráficos de ponta. Preço médio atual: 45 reais.
9. Genius
Um clássico da brinquedoteca. Por gerações, desafia a memória de meninos e meninas numa combinação de cores e notas musicais. Preço médio atual: 120 reais.
11. Cai Não Cai
Tão divertido quanto simples: o joguinho testa a habilidade da garotada em retirar as varetas sem deixas as bolinhas caírem. Preço médio atual: 40 reais.
12. Banco Imobiliário
A rigor, pode-se dizer que este jogo nunca saiu de moda. A diferença é que agora, ao invés das clássicas cédulas de mentirinha, as crianças podem comprar suas propriedades no cartão de crédito! Com direito à maquininha e tudo mais. Preço médio atual: 90 reais (ou 135 reais com a “maquininha de cartão”).
Fotos: Divulgação* * *
Leia também
+ 11 marcas de guloseimas estrangeiras que poderiam vir para São Paulo
+ VÍDEO: 10 maneiras de irritar o paulistano no metrô e no busão