7 passos para montar uma marmita perfeita
Ano novo, vida nova! Aproveite esse recomeço para adotar novos hábitos e ter um 2016 mais saudável, pleno e equilibrado. Um hábito que já tenho há muitos anos e incentivo todos meus pacientes à adotarem é a marmita. Com ela, você tem a certeza de que está comendo uma refeição saudável, a quantidade certa, não […]
Ano novo, vida nova! Aproveite esse recomeço para adotar novos hábitos e ter um 2016 mais saudável, pleno e equilibrado. Um hábito que já tenho há muitos anos e incentivo todos meus pacientes à adotarem é a marmita. Com ela, você tem a certeza de que está comendo uma refeição saudável, a quantidade certa, não fica refém das opções na rua e ainda economiza!
+ 7 erros que acabam com a promessa de emagrecer no ano novo
Para que você possa começar o quanto antes, separei sete passos de como montar uma marmita top. Veja só:
Invista em uma lancheira térmica: esse é o primeiro e mais importante passo. Com uma boa lancheira térmica, você terá a certeza de que sua refeição estará bem conservada e fresca. Hoje em dia já existem diversos modelos, femininos, masculinos, infantis, que atendem a essa necessidade de forma prática e descolada. Ao comprar, preste atenção se a lancheira tem um bom fechamento, garantindo que mantenha a temperatura, e use bolsas de gelos retornáveis, para deixar tudo sempre geladinho.
Recipientes confiáveis: abrir a lancheira na hora da fome e perceber que o pote vazou tira o apetite de qualquer um! Portanto, procure sempre recipientes confiáveis e com uma boa vedação, evitando vazamento de líquidos, molhos e mesmo cheiro. Se você for esquentar sua comida, prefira recipientes de vidro, que vão ao microondas.
Muitas cores: abuse dos vegetais, dando cor, sabor, textura e variedade à sua refeição. A salada é presença obrigatória e uma grande aliada da marmita, principalmente quando não há a opção de aquecer a refeição. Além de prática, é muito versátil e nutritiva. Varie sempre os ingredientes para não cair na mesmice.
+ Dieta: utensílios de cozinha para você fazer as receitas pá-pum, em minutos
Lembre-se das proteínas: as proteínas proporcionam matéria-prima para o corpo construir músculo, unha, cabelo, hormônios e etc, portanto, não pode faltar. Além disso, ajudam a controlar o apetite até a próxima refeição. Elas podem ser de fontes vegetais, como leguminosas, tofu e cogumelos, ou fontes animais, como carnes, ovos, leites e derivados.
Energia: os carboidratos são responsáveis por nos fornecer energia, sem eles, o cansaço bate e o rendimento cai. As melhores formas de incluir esses alimentos na marmita, são os grãos integrais, como arroz integral, quinoa, macarrão integral, granola salgada, ou os carboidratos complexos, como batata doce, abóbora e inhame. As frutas também são uma boa opção e podem funcionar como uma sobremesa saudável.
Densidade nutritiva: alguns complementos podem dar um toque especial e extremamente nutritivo às suas refeições. Opções como castanhas, amêndoa, chia, linhaça, semente de abóbora, girassol, gergelim, óleo de abacate e cúrcuma. Uma pequena porção equivale a muita nutrição.
Sem vergonha: muita gente ainda se sente constrangida de usar marmita. Não tenha vergonha de cuidar da sua saúde. Esse é um investimento para uma vida mais saudável e um corpo mais enxuto.