‘The Beanie Bubble’ conta história de bicho de pelúcia que virou febre nos EUA
Filme documental tem ares de fábula moral sobre ganância, necessidade de controle e os perigos de subestimar as contribuições das figuras femininas
✪✪✪ Uma linha de bichos de pelúcia vira febre de consumo nos EUA, com edições limitadas sendo arrematadas por milhares de dólares em leilões virtuais, durante os primórdios da internet. A história é tão inusitada que só pode ser verdade, e é contada na comédia dramática The Beanie Bubble – O Fenômeno das Pelúcias, do AppleTV+.
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Zach Galifianakis (Se Beber Não Case) tem a chance de interpretar um personagem um pouco mais sério e dá conta do recado. Ele vive Ty
Warner, excêntrico dono da fábrica dos tais brinquedos, que teve a ideia de fazer animais de pelúcia mais fofos e maleáveis em relação aos tradicionais. Isso fez sucesso estrondoso entre crianças e adultos.
O roteiro, porém, é narrado sob a ótica de mulheres que marcaram sua ascensão e queda: Robbie (Elizabeth Banks), a primeira sócia; Sheila (Sarah Snook, de Succession), sua namorada nos anos 90; e Maya (Geraldine Viswanathan), jovem com ótima visão de negócio.
O filme prefere, então, enfatizar as questões pessoais do relacionamento entre os personagens, e deixa a questão do impacto cultural e econômico das criações de Warner em segundo plano. Ganha ares de uma fábula moral sem tanta profundidade sobre ganância, necessidade de controle e os perigos de subestimar as contribuições das figuras femininas ao seu redor.
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de setembro de 2023, edição nº 2858