‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ homenageia Chadwick Boseman
Novo filme da Marvel estreia em 10 de novembro nos cinemas
O novo filme da Marvel Studios, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, estreia em 10 de novembro nos cinemas. Na produção, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervém após a morte do Rei T’Challa (Chadwick Boseman).
+‘Armageddon Time’: James Gray revisita a própria infância em drama potente
Enquanto o povo de Wakanda se esforça para embarcar em um novo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda da Cão de Guerra Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho.
A morte do Rei T’Challa está diretamente ligada com o falecimento do ator que interpretava o personagem. Chadwick Boseman, protagonista do primeiro filme Pantera Negra (2018), faleceu em agosto de 2020, aos 44 anos, devido a um câncer colorretal, após uma batalha por mais de 4 anos contra a doença.
“A morte de Chad afetou os cineastas e os atores de uma maneira incrivelmente profunda”, diz o diretor Ryan Coogler. “Chad foi nosso parceiro artístico neste projeto, nesta franquia e nesta narrativa. Eu passava um tempo com ele, só nós dois, falando sobre onde queríamos ver o personagem, onde queríamos ver a história, o quanto ele admirava os outros personagens e os atores que os retratavam. Percebemos que, mesmo sem ele, seria justo continuarmos a história.”
Já o produtor Nate Moore acrescenta: “Nós não achamos que Chad gostaria que o mundo de Wakanda – e o efeito que o filme teve nas crianças – fosse embora. Emocionalmente, parecia que abandonar seria a coisa mais fácil de fazer, mas não acho que seria a coisa certa a fazer. Eu acho que para fazer o certo pelo legado de Chad você tem que continuar fazendo o certo pelo legado do filme.”
Enquanto os cineastas pensavam sobre a história da sequência do filme, um novo tema surgiu: Como lidar com a dor e superar a perda? Como isso afeta cada personagem? E foi justamente esses questionamentos que acabaram sendo a força motriz da narrativa de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
“Para que a história de Wakanda avance em um mundo onde T’Challa não está mais conosco, só fazia sentido investigar o que essa perda significava para todas as pessoas que ele tocou”, diz Moore. “E não há ninguém que vai sentir esse efeito mais do que sua irmã, Shuri.”
No filme, a gênio e cientista de ponta Shuri (Letitia Wright) tenta se perder em seu trabalho até que a chegada de Namor a força a sair de sua zona de conforto. A boa notícia é que ela não está sozinha vivendo o luto, nem é somente seu o desejo de manter a posição mundial de Wakanda.
“Acho que o público pode esperar que este filme celebre tanto o legado do personagem de T’Challa quanto o de Wakanda, à medida que continua avançando. Ele vai apresentar novos personagens que você nunca viu antes e ser os blocos de construção para a próxima fase do MCU”, finaliza o diretor.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre estreia em 10 de novembro exclusivamente nos cinemas.