Julianne Moore e Natalie Portman estrelam filme baseado em história real
'Segredos de um Escândalo' é uma das apostas para os indicados ao Oscar 2024
✪✪✪ Entre o estudo de personagem e a fofoca. Nesse meio do caminho é onde se encontra Segredos de um Escândalo, que chega ao cinema impulsionado pelas prováveis nomeações ao Oscar – os indicados serão divulgados na próxima terça, 23.
Inspirada em fatos, a trama acompanha a atriz Elizabeth Berry (vivida por Natalie Portman) que se aproxima de um casal polêmico por natureza: Gracie (Julianne Moore) já era uma mulher em seus trinta e poucos anos quando se envolveu com o então adolescente Joe (Charles Melton, revelado na série Riverdale).
+ Novo ‘Meninas Malvadas’ vai agradar até os millennials fãs do original
O romance foi notícia nacional e levou Gracie a uma temporada na prisão, mas, duas décadas depois, os dois seguem juntos e têm uma família constituída. Elizabeth está lá para observar cada movimento de ambos, enquanto se prepara para protagonizar um filme sobre o caso.
A obsessão que ela desenvolve pelo casal é o principal motor do longa. O ótimo diretor Todd Haynes (de Carol e Não Estou Lá) sublinha isso nos jogos de espelhos entre as figuras femininas, como se uma mulher assumisse o papel da outra.
A moral do trio principal é questionada em diversos momentos, num roteiro onde honestidade é um artigo raro. Haynes nos torna cúmplices e ao mesmo tempo nos dá a oportunidade de julgar, sem sofrer as mesmas consequências dos personagens.
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de janeiro de 2024, edição nº 2876