‘As Oito Montanhas’: com Luca Marinelli, drama italiano emociona
Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch dirigem história sobre uma amizade que persiste a diversos desafios
✪✪✪ Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2022, o drama As Oito Montanhas é uma boa opção reflexiva que chegou aos cinemas. E a experiência, que se passa em um cenário belíssimo nos Alpes Italianos, definitivamente vale a pena.
+MIS abre vendas para exposição ‘Terror no Cinema’
O casal de diretores Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch comandam uma história centrada em dois grandes amigos: Bruno (Alessandro Borghi) e Pietro (Luca Marinelli). Enquanto o primeiro dedica sua vida às montanhas que o cercam e nunca quis morar em outro lugar, o segundo é mais independente e viaja pelo mundo.
No entanto, acontecimentos familiares sempre os aproximam de tempos em tempos. Em mais de duas horas de projeção, é inevitável se sentir próximo dos protagonistas, que dividem segredos, sonhos e receios ao longo dos anos. Já na idade adulta, Bruno e Pietro decidem construir uma casa em frente a uma das montanhas favoritas da dupla – algo que escancara suas diferenças e semelhanças na mesma medida.
Van Groeningen, que dirigiu o belíssimo Alabama Monroe em 2012, reafirma seu talento para narrar trajetórias íntimas de um jeito próprio.
Publicado em VEJA São Paulo de 01º de setembro de 2023, edição nº 2857