46ª Mostra Internacional de Cinema em SP divulga filmes selecionados
Tradicional evento acontece de 20 de outubro a 2 de novembro; 223 filmes serão exibidos no total
Está chegando a hora! A 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos eventos mais queridos pelos cinéfilos na cidade, acontece de 20 de outubro a 02 de novembro. Neste sábado (8), a diretora do festival, Renata de Almeida, divulgou a lista dos filmes selecionados em uma coletiva de imprensa na Cinemateca Brasileira.
+Mostra Internacional de Cinema em SP divulga o cartaz da 46ª edição
Ao todo, são 223 filmes de 60 países. Entre os destaques estão os filmes “Triangula da Tristeza“, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e “Bardo – Falsa Crônica de Algumas Verdades“, de Alejandro Iñarritu.
A programação também conta com títulos como “Nada de Novo no Front”, de Edward Berger, “Sem Ursos”, de Jafar Panahi, “Conto de Fadas”, de Alexander Sokurov, “Pacifiction”, de Albert Serra, “One Fine Morning”, de Mia Hansen-Løve, “Os Anos Super 8”, de David Ernaux-Briot e Arnnie Earnaux (ganhadora do Nobel de Literatura), dois episódios da série “The Kingdom: Exodus”, de Lars Von Trier, e “Noite Exterior”, de Marco Bellocchio.
Em apresentação especial, o público poderá assistir aos clássicos restaurados “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos Fountoura, “A Mãe e a Puta” e “Meus Pequenos Amores”, de Jean Eustache, e “Bratan”, de Bakhtyar Khudojnazarov.
Neste ano, a exibição das obras será majoritariamente presencial, em circuitos de salas e espaços abertos de São Paulo. De casa, é possível assistir gratuitamente a 17 filmes selecionados pela curadoria do evento, pelas plataformas Sesc Digital e Spcine Play.
As honras do Prêmio Humanidade serão concedidas à diretora Ana Carolina, que apresentará os filmes “Mar de Rosas”, “Das Tripas Coração”, “Sonho de Valsa” e “Paixões Recorrentes”.
O júri da Competição Novos Diretores será composto pelos diretores André Novais (“Marte Um”), Lina Chamie (“Kobra Auto Retrato”) e Rodrigo Areias (“A Arte da Memória”). O público vota em seus preferidos brasileiros e estrangeiros, nas categorias de ficção e documentário da Perspectiva Internacional da Mostra Brasil.
A 46ª edição da Mostra homenageia a atriz e cantora Doris Monteiro, protagonista de “Agulha no Palheiro” (1953), de Alex Vianny, que receberá no evento o Prêmio Leon Cakoff. O filme foi restaurado pela Cinemateca Brasileira e será exibido na instituição.
Haverá uma homenagem a dois diretores que nos deixaram no último ano: Jean-Luc Godard e Arnaldo Jabor. In memoriam, a mostra exibe o documentário “Até Sexta, Robinson”, de Mitra Farahani, que condensa um diálogo de 29 semanas do diretor franco-suíço com o escritor italiano Ebrahim Golestam, e o longa “Eu Te Amo”, do jornalista, escritor e diretor carioca.
Entre 26 e 29 de outubro, a Mostra ainda realiza na Cinemateca o II Encontro de Ideias, que inclui o VI Fórum Mostra e lançamentos de livros, com o objetivo de promover encontros e parcerias no setor.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.