Os caminhos do som que levam ao coração
Matias da Via e Bogdan Djukic, que formam a dupla Awarë, falam sobre como a música intuitiva e improvisada pode ser poderosa
O som é uma das medicinas ancestrais mais antigas. Quanto mais nos abrimos para sentir, nos permitimos ser afetados pelo som e impactados pela frequência sonora, mais o corpo entra em ressonância e se harmoniza com esse campo. E através do movimento criamos um campo de liberação, de fluxo da energia da vida, e nesse momento a magia acontece… Corpo, mente e espírito se harmonizam em puro êxtase. Esse conceito traduz de forma pura o que é Awarë.
Somos dois músicos, Bogdan Djukic, violinista de origem Sérvia que entende que a música serve de ponte conectando instrumento, voz, respiração e os espaços sutis do imaterial, e Matias da Via, músico e vocalista argentino que guarda o potencial da voz como portal sensorial para reconectar o público com o seu universo interior.
Ambos exploramos através do poder da música intuitiva e improvisada transcender o mental e adentrar os espaços internos onde podemos ouvir a Voz da Alma.
Awarë transcende a maneira comum que as pessoas entendem, criam e consomem música até hoje. Buscávamos uma nova forma de expressão, mais ampliada, mais fluida, que pudesse transmitir nossa mensagem mais autêntica e espontânea.
O som é democrático, é sutil, é penetrante e envolvente. Mas para que ele possa trazer a mensagem que desejamos nós dois temos de estar 100% presentes e entregues. Como nossas performances são baseadas no improviso, para que elas possam acontecer é preciso que a gente tenha muita fé e confiança em nós mesmos e nesse campo de energia inteligente que flui através de nossos corpos e nossas expressões artísticas.
Quando você tem fé em si mesmo, isso transcende através do campo para as pessoas. Cada vez é diferente e surpreendente. Descansar nesse espaço de vulnerabilidade, coragem é também entrar em um espaço criativo; abrir-se o máximo para se conectar às pessoas através do nosso coração para que a música se apresente e possa intuitivamente fluir junto ao público.
A convite da dupla de mentoras em desenvolvimento humano e expansão de consciência Mariana Nahas e Camila Moura, faremos vivências como essa em São Paulo, em São Roque e na Chapada dos Veadeiros. A turnê Caminho do Coração tem jornadas sonoras em que as pessoas são envolvidas por essa sonoridade autoral, autêntica, original. As apresentações sempre têm o palco central, criando assim uma espiral que potencializa o fluxo de energia entre nós e o público. Podemos nos ver, podemos conectar… Nossa musicalidade não é apenas a criação de dois músicos, mas de toda uma plateia coletivamente. A audiência cocria com a gente por meio desse espaço sonoro, desse campo criativo, artístico e inspirador de consciência.
Ao oferecer uma música improvisada, sem estrutura formal de linguagem, criamos sem limitações, como uma expressão pura do que está vivo naquele instante único e infinito.
O propósito é a realização do Um, da Unidade, coração aberto, onde podemos sentir o campo coletivamente. Sentir a energia do público e ver as pessoas saírem inspiradas, vivas e abertas!
Matias da Via e Bogdan Djukic formam a dupla Awarë (Ancient Wisdom Availing Resonant Equilibrium), que explora o sutil da música. No dia 20, conduzem um concerto no Hotel Rosewood. caminhosdocoracao.com.br/aware.
A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2023, edição nº 2837
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.