A Tal Felicidade Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Em 2020, mantenha o seu sonar ativado

É possível saber ler o próprio instinto, afirma a consultora Elisa Twail

Por Elisa Tawil
Atualizado em 20 dez 2019, 13h29 - Publicado em 20 dez 2019, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre tantos aprendizados, uma grande e importante lição deste ano em que concluí a certificação pela Shakti Fellowship foi, sem dúvida, “manter meu sonar ativado”. O curso, destinado a ensinar liderança avançada a mulheres, mostra como é possível saber ler o próprio instinto.

    Publicidade

    Respeitar a nossa intuição na tomada de decisão nos aproxima da plenitude de saber valorizar o que há de mais relevante: a própria opinião. Quando foi que desativamos esse sonar?

    Publicidade

    Segundo a professora Lidia Aratangy, a história nos conta que os homens usavam o instinto para caçar, ou seja, mantinham o sonar ativado para o momento ideal de disparar a flecha. As mulheres, por sua vez, utilizavam da lógica para o cultivo na agricultura e o melhor aproveitamento do solo durante as estações do ano. Com a introdução da escrita, o conhecimento passou a ser registrado. E é aí que temos uma mudança na valorização dessa potente ferramenta. Afinal, como registrar algo intangível como o instinto?

    Há algum tempo que ouço Luiza Helena Trajano destacar em seus discursos a importância do feeling em tomadas de decisão — e como os homens têm respeitado mais a sua intuição. O exercício da presença é o principal meio para ativar esse sonar. A prática de respiração, ioga, meditação ou qualquer outro meio que conecte você ao momento presente são pontes para ativar essa ferramenta.

    Publicidade

    “Estar presente com presença. Um estado em que não é preciso se promover, temer nem se defender. Quando estamos completamente disponíveis para o momento.” Essa é a definição de presença elaborada por Nilima Bhat e Raj Sisodia, que propõem o equilíbrio das forças feminina e masculina.

    A liderança consciente baseia-se nesse princípio. As decisões tomadas a partir desse espaço de consciência e percepção vão aproximar você ainda mais da sua felicidade. Como? Simplesmente como resultado de você aprender a se ouvir — por ter ido na direção do que sentia que deveria ser feito.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O que une instinto e intuição é o fato de ambos serem qualidades inconscientes. No entanto, enquanto o instinto é um ato impulsivo, a intuição está ligada ao entendimento de algo, um insight sobre um conteúdo inconsciente.

    Uma forma de exercitar essa habilidade é trabalhar com aquilo que realmente faz sentido para você. Que tal agora? Antes de o ano acabar, procure um momento de concentração, estabeleça sua conexão com presença e responda a si mesmo a algumas perguntas básicas, inspiradas nas ferramentas de consciência da Tiara International:

    Publicidade

    > Quando você se sente mais vivo?

    > O que o move e inspira?

    Publicidade

    > O que você mais ama na sua vida?

    Continua após a publicidade

    > Pelo que você é mais grato?

    > Quando você se diverte mais?

    > Em quais ocasiões você foi mais feliz?

    Identifique se as suas respostas estão presentes no seu dia a dia e reflita como poderia ajustá-las daqui em diante. Que no próximo ano você possa exercer uma liderança consciente com tomadas de decisão que respeitem a sua intuição.

    Elisa Tawil (Vivian Koblinsky/Veja SP)

    Elisa Tawil (@elisatawil) é mentora, consultora e podcaster à frente do Vieses Femininos. Escolhida uma das Top Voices 2019 do LinkedIn, é idealizadora e cofundadora do Mulheres do Imobiliário. Primeira certificada Shakti Leader em São Paulo, é membro do Tiara Resource Circle.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.