Tempestades de raios no litoral: dicas de segurança
A notícia da morte de um casal atingido por um raio, ontem (6), na Praia do Centro, em Bertioga, chama a atenção para os cuidados que se deve ter com tempestades que chegam ao litoral nesta época do ano. Segundo o Tenente Rentato Abreu do Carmo, do Corpo de Bombeiros de Bertioga, “A qualquer sinal […]
A notícia da morte de um casal atingido por um raio, ontem (6), na Praia do Centro, em Bertioga, chama a atenção para os cuidados que se deve ter com tempestades que chegam ao litoral nesta época do ano.
Segundo o Tenente Rentato Abreu do Carmo, do Corpo de Bombeiros de Bertioga, “A qualquer sinal de início de uma tempestade magnética, com nuvens escuras e muitos raios, os banhistas devem sair imediatamente da água e também da areia, em busca do abrigo mais próximo.” A descarga elétrica de um raio possui cerca de 1 milhão de volts. “Em lugares descampados, ele sempre será atraído por algo mais elevado, podendo ser uma árvore, um poste ou o corpo humano”, alerta o Tenente.
Ele dá outras orientações de segurança:
• “Os turistas devem evacuar não só o mar e a areia, mas também toda área descoberta do calçadão e arredores, incluindo quiosques de praia”
• “Procure o abrigo de uma loja, lanchonete ou qualquer estabelecimento mais próximo”
• “Buscar proteção dentro de um carro deve ser a última opção, mas também é válida, pois os pneus de borracha funcionam como isolante”
• “Caso não haja alternativas de refúgio, a pessoa deve se deitar imediatamente no chão, na tentativa de evitar a atração de descargas”
• “Se alguém for atingido, evite contato físico com a pessoa imediatamente após a descarga, pois há uma remota chance de seu corpo ainda estar energizado. Ligue para 192 (Bombeiros) ou 193 (Samu)”