Dica de trilha: vá caminhando de Maresias até Paúba
A praia de Maresias está separada de Paúba, ao norte, por um pequeno morro. Por trás dele passa a BR-101, a famosa Rio-Santos, ligando os dois balneários em um trajeto de 3,5 quilômetros. A ida de uma para a outra, no entanto, também pode ser feita à pé, numa trilha que passa pelo meio deste […]
A praia de Maresias está separada de Paúba, ao norte, por um pequeno morro. Por trás dele passa a BR-101, a famosa Rio-Santos, ligando os dois balneários em um trajeto de 3,5 quilômetros. A ida de uma para a outra, no entanto, também pode ser feita à pé, numa trilha que passa pelo meio deste mesmo morro. De brinde, lá do alto, está uma vista bem bacana das duas praias. Inspire-se na foto abaixo, tirada no ponto mais extremo do caminho, e leia logo abaixo como fazer o percurso.
A trilha faz parte dos “Passos dos Jesuítas”, um projeto do governo estadual que demarca trajetos históricos em todo o litoral paulista.
Com um nível de dificuldade baixo, a travessia tem cerca de 2 quilômetro de extensão e pode ser concluída entre 30 e 40 minutos (se você for parando para apreciar a vista e tirar fotos, é claro).
Para acessá-la, a partir de Maresias, vá até o final da Avenida Francisco Loup. Assim que passar a ponte do Rio Maresias, antes da curva, há uma estradinha de terra. É aí mesmo.
Não estranhe: a entrada da trilha fica dentro de um condomínio fechado, mas o acesso é totalmente liberado. Assim que passar pelo portão, você verá ao fundo o início da mata fechada e uma paquinha indicando o caminho. Essas sinalizações, aliás, estão espalhadas ao longo do trajeto.
A caminhada é feita sobre terra e requer atenção especial em alguns pontos próximos a barrancos — não há corrimãos ou apoios. Por esse mesmo motivo, o Corpo de Bombeiros recomenda que o passeio seja evitado em dias chuvosos, pois o caminho fica extremamente escorregadio. Se choveu no dia anterior, prefira esperar algumas horas e deixe para fazer a travessia na parte da tarde, garantindo que a terra esteja mais seca.
O único trecho coberto por blocos de concreto é a descida final, quando já começam a aparecer algumas casas na encosta do morro. Ao fim, Paúba estará logo à direita. Chegando lá, a dica é hidratar-se com uma refrescante água de coco — costuma ser vendida a R$ 5,00 nas barraquinhas da praia.
Para voltar a Maresias, há a opção da linha de ônibus interpraias, sentido Boracéia, que passa em intervalos de aproximadamente uma hora partindo a cerca de 300 metros da praia, no cruzamento das ruas Bragança Paulista e Maria Moreira do Espírito Santo — ou na Rio-Santos, com intervalos menores. A tarifa é de R$ 4,25. Se estiver com disposição, basta seguir o caminho inverso e atravessar a trilha novamente.
P.S.: Há quem arrisque ir de Maresias a Paúba pelas pedras que ficam entre o morro e o mar, na encosta (aquelas que aparecem na primeira foto deste post). Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminho não é recomendável por ser escorregadio e estar sujeito às variações do mar.
* * *
As últimas, direto do litoral:
+ Guia de compras de Maresias: vinte dicas de presentes
+ O litoral no Instagram — em fotos enviadas por leitores
+ Hospedagem barata: conheça 8 hostels do litoral paulista